terça-feira, fevereiro 10

AÇUDES SECOS É UM PESADELO NA VIDA DOS SERTANEJOS


 Esta é a triste visão que se tem hoje da Barragem de Pau dos Ferros, responsável pelo abastecimento da cidade. Os pontos brancos são as Garças que ainda bebem e se alimentam na barragem. A água que abastece hoje o município, está vindo da barragem de Santa Cruz, Apodi. 

  O açude Marechal Dutra, “o Gargalheiras”

O açude Marechal Dutra, “o Gargalheiras”, em Acari alcançou o mais baixo nível desde a sua construção. Hoje com 2,4% da sua capacidade total a barragem ainda está sustentando o abastecimento de Currais Novos e Acari, ambas em sistema de rodízio 24h por 48h. Nas comunidades rurais, o abastecimento é feito pela Operação Pipa do Exército e das prefeituras.
18 quilômetros de extensão da Lagoa do Piató são, hoje, apenas lama 

A Tribuna do Norte informa que um dos principais pontos turísticos do Vale do Assu desapareceu há dois meses. Os 18 quilômetros de extensão da Lagoa do Piató são, hoje, apenas lama. A lagoa era um afluente naturalmente abastecido pelo Rio Piranhas até a construção da barragem Armando Ribeiro. Na época, um canal foi montado para manter o escoamento. Entretanto, as cheias registradas em 2008 derrubaram parte da estrutura, e a água não chega mais à lagoa.
Em muitos lugares, se busca no fundo do poço água misturada com lama para sobreviver

Nenhum comentário:

Postar um comentário