quinta-feira, novembro 21

Ricardo Motta afirma que o Impeachment de Rosalba será votado

Presidente afirma que gestão do DEM chegou a esta situação por não conversar com demais poderes

Ricardo: “Governo não tem dialogado. Muitas coisas poderiam ter sido evitadas” Foto: Divulgação
Ricardo: “Governo não tem dialogado. Muitas coisas poderiam ter sido evitadas” Foto: Divulgação
O Governo do Estado chegou a mais de 70% de desaprovação popular ainda no segundo ano de mandato da governadora Rosalba Ciarlini. Contudo, a situação difícil só se agravou este ano, quando a crise atingiu também a relação do Executivo com o Judiciário, o Legislativo e os órgãos auxiliares – Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. E por que tanta dificuldade? Pela falta de diálogo, conforme apontou o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta, do PROS.
A crise, por sinal, causou uma crise administrativa que acabou dando origem a denúncia popular feita na Assembleia Legislativa contra a administração de Rosalba Ciarlini, por crime de responsabilidade, devido ao descumprimento do Executivo com suas funções sociais e pagamento de fornecedores. A matéria, que atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, vai ser votada em plenário, garante Ricardo Motta.
“É o que determina o regimento da Casa”, afirmou na tarde desta terça-feira, no RN Acontece, do jornalista Diógenes Dantas. “A votação será democrática, tanto para o afastamento, como para negar. O regimento determina que tem que ir para o plenário. Não podemos fazer juízo de valor. Temos que nos basear em parecer dos técnicos do Legislativo. No relatório da Comissão. Estamos bastante tranquilos. A Assembleia analisará sem cor partidária, sem paixão”, acrescentou o parlamentar.
Ricardo Motta também acrescentou que a crise administrativa – e também financeira – que o Estado atravessa é consequência da falta de diálogo. O Governo do RN não tem conversado com os demais poderes. “O governo não tem dialogado. Muitas coisas poderiam ter sido evitadas. Tentei várias vezes reunir o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, o Tribunal de Contas, mas o governo não dialogou”, analisou o presidente.
A mais: para Ricardo Motta, o Governo não aprendeu nada com o momento atual e está repetindo os mesmos erros. “Também não há diálogo e sem conversa não se chega a lugar algum. É só perguntar ao relator, deputado José Dias”, acrescentou Motta, se referindo a Dias, que é relator do Orçamento-Geral do Estado (OGE) 2014.
O presidente anunciou ainda que os técnicos da Assembleia Legislativa constataram que o percentual adequado para o corte no orçamento seria de 4,7% e não 10,74% como foi feito pelo Executivo. Por sinal, essa análise é a mesma feita pelo Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do RN e Tribunal de Justiça.
PROS
Contudo, não foi só sobre situação administrativa do Governo Rosalba que Ricardo Motta falou na tarde desta terça-feira. O presidente da Assembleia Legislativa comentou também o novo partido dele, o PROS. “Tivemos pouco tempo para estruturar o partido, mas vamos fazê-lo muito forte. Cinco deputados na Assembleia Legislativa, atingindo todas as regiões do Estado. E um capital de 400 mil votos, ou 20% do eleitorado potiguar para qualquer coligação a ser discutida”, comentou.
Segundo o presidente da Assembleia, hoje, o PROS tem a maior bancada na Câmara Municipal de Natal, Macaíba, Assu e Caicó. “O Partido tem bastante musculatura e com certeza será importante para as eleições de 2014.Temos a orientação de apoiar a reeleição da presidente Dilma Roussef”, analisou.
E sobre Rosalba? “No Estado somos independentes, mas não fazemos oposição ao Rio Grande do Norte.  Não vejo nenhum deputado fazer oposição por oposição. PROS está mais próximo do RN, para ajudar, para fazer o Estado crescer. Por onde você passa que vê obras, tem o dedo da Assembleia. Não existe oposição, mas é claro que deixamos todos os deputados à vontade. Cada um vota com a sua consciência.Ninguém pode reclamar da Assembleia Legislativa”, respondeu.
Fonte: Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário