sexta-feira, novembro 22

\O MUNDO RECORDA HOJE O CINQUETENÁRIO DA MORTE DE JONH KENNEDY

John Fitzgerald Kennedy (1917-1963) foi um político norte americano. Eleito presidente em 1960 e assassinado em 1963. Foi o mais jovem presidente eleito nos Estados Unidos. Foi o primeiro norte americano de ascendência irlandesa e religião católica a ocupar a Casa Branca. Estudou em Harvard e impressionou os professores pelo talento para escrever. Embora com saúde frágil, alistou-se na Marinha e foi designado para o Serviço de Inteligência Naval. 
Foi eleito com vitória esmagadora, para a Câmara de Deputados por Massachusetts. Foi reeleito duas vezes. Em 1952 iniciou sua campanha para o Senado, ganhou com 51% dos votos. Nas eleições para o Senado, em 1958, conseguiu 73% dos votos. Em 1960 foi eleito presidente. No dia 22 de novembro de 1963 foi assassinado na cidade de Dallas no Texas.
John Fitzgerald Kennedy (1917-1963) nasceu no dia 29 de maio, em Brookline, Massachusetts, Estados Unidos. Filho de Joseph Kennedy e Rose Fitzgerald, rica família católica. Tiveram nove filhos, O mais velho Joseph Patrick Jr., Jonh Kennedy, Rosemary, Kathleen, Eunice, Patricia, Robert, Jean e Edward o caçula.
John Fitzgerald Kennedy e Jaqueline, desfilando em carro aberto, sorriam e acenavam para o povo, no dia 22 de novembro de 1963, durante uma visita à cidade de Dallas, no Texas. O cortejo entrou na praça Dealey. De repente da janela do sexto andar de um depósito de Livros, um homem apontou uma arma e atirou. o Presidente Kennedy foi atingido fatalmente por duas balas, uma na garganta e outra na cabeça. Os tiros foram disparados por Lee Oswald, que foi preso e dois dias depois foi morto a tiros diante das câmeras de televisão por Jack Ruby.
John Kennedy foi enterrado no dia 25 de novembro de 1963, no Cemitério Nacional de Arlington, com a presença de 92 líderes de outras nações. Milhares de pessoas saíram às ruas para prestar a última homenagem ao presidente morto. Acompanhada dos dois filhos Jaqueline acendeu a tocha do fogo eterno sobre o túmulo de Kennedy.
Hoje, cinquenta anos depois, o universo recorda intensamente a morte do estadista norte-americano, talvez, o mais popular presidente do regime republicano dos Estados Unidos da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário