domingo, dezembro 18

Síntese Biográfica










Olavo Lacerda Montenegro, natural deste município, filho do casal Manoel Pessoa Montenegro e Maria Lacerda Montenegro, respeitosamente chamada de Dona Marieta.
Olavo veio ao mundo em 25 de Dezembro de 1921, se vivo fosse completaria na data do nascimento do menino Jesus 100 anos de vida.
Seus pais eram abastados proprietários de terras no vale do Açu, inicialmente morador da comunidade do Rosário Zona Rural da antiga Poço de Lavagem, sendo a localidade um centro bastante adiantado devido a presença deles no lugar: Igreja, mercado, cemitério e uma vila de casas que foram literalmente tragadas pelas forças das águas do rio Piranhas na enchente de 1947.
Olavo tendo nascido na maternidade de Macau retornou em seguida pra o Rosário lugar que deu seus primeiros passos e balbuciou suas primeiras palavras.
Por necessidade da educação dos filhos Manoelzinho e Marieta foram morar em Assu, Olavo na companhia de três irmãos e três irmãs conviveu toda sua infância e juventude.
 Foi estudar em Mossoró no Diocesano Santa Luzia, depois se transferiu pra capital e matriculou-se no colégio Marista, indo mais adiante estudar em recife.
Morando na capital conheceu Neide Galiza, a mulher que veio a ser a mãe dos seus filhos: Manoel (Manuca) Fernando, Olavinho, Iolanda Mary.
 Olavo não quis dá continuidade aos estudos pra se transformar num dos grandes agropecuaristas do estado, sendo um dos maiores produtores de leite, fornecendo a base aérea de Natal (Aeronáutica), no período da segunda guerra, resolveu entrar pra atividade política. 
Foi eleito deputado estadual em 1958, tendo exercido 4 legislaturas e ainda participar de mais duas eleições do filho Manuca, seu substituto na assembléia por mais dois mandatos.
Olavo Lacerda Montenegro, herdou do pai o DNA politico, sendo o seu genitor prefeito de Assu por um periodo de 15 anos, devido o "Estado Novo" decretado por Getúlio Vargas.
 Olavo Lacerda Montenegro, sempre foi aguerrido, corajoso e atuante, no segundo mandato travou uma briga com a elite política assuense em defesa da nossa Carnaubais.
O desmembramento custou seu rompimento político com a prefeita Maria Olimpia que não desejava perder o território, os recursos produzidos e a influência eleitoral.
Olavo com bravura fez nossa independência, nos deu autonomia, liberdade para caminharmos com nossas próprias pernas, escrever nossa história com nossas próprias mãos e o sublime direito de escolher soberanamente nossos governantes.
Olavo na sua trajetória política ocupou funções destacadas no Estado: Foi diretor geral da Cibrazem, representou a assembléia legislativa num congresso nacional em Brasilia, sendo membro da comissão de Desenvolvimento rural e participou de  outros seminários internacionais.
Olavo no seu exercício parlamentar ainda teve a bravura de desmembrar Alto do Rodrigues do município de Pendências, separou o município de Pureza do município de Touros, além de ser reconhecido como um grande tribuno.
Olavo Lacerda Montenegro foi amigo inseparável do governador Aluizio Alves, a quem deve o beneplácito da sanção do seu projeto legislativo criando o município de Carnaubais.
 Convém salientar aqui na presença dos seus familiares e do povo presente ao evento inaugural da praça que leva o seu nome, que a iniciativa do prefeito Luizinho, é uma ação justa e meritória ao homem que nos emancipou.
Ensejo em que peço a todos os presentes uma salva de palmas em sua memória e um carinhoso agradecimento ao gestor de Carnaubais por tão memorável lembrança...
Muito obrigado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário