sexta-feira, dezembro 30

"Osmando Machado Uma Memória Viva Ou Enciclopédia Ambulante da Politica de Assu"




O ex-vereador Osmando Machado depois de entregar o bastão politico ao seu sucedâneo o atual vereador Wedson Nazareno, é na verdade uma memória viva da politica assuense, que em linguagem coloquial seria uma enciclópedia ambulante dado a sua inquietude de vivenciar a atividade politica de forma rotineira, sempre relembrando fatos e episódios por meio século de ação e andanças em busca do voto.
Osmando foi  reeleito vereador muitas e muitas vezes no parlamento da cidade do poeta Renato Caldas.
 Todavia, conversar com Osmando Machado tem que ser pelo menos simpatizante do ex-Ministro Aluizio Alves e seus descendentes politicos, entre 4 exemplos abordados 3 fazem referência aos Alves, principalmente, Aluzio, Henrique e Garibaldi Filho.
 Osmando Machado ainda é do tempo do acirrado manifesto entre bacuraus e fechadores, aliados do cigano feiticeiro, Aluizio Alves, fundador da Cruzada da Esperança, representando  o Pico do Cabugí.
O adversário indigesto era Dinarte Mariz, conhecido como o "Velho Dida" seridoense de Serra Negra do Norte.
 Falar de Osmando Machado também é lembrar da figura de Olavo Lacerda Montenegro, lider varzeano que tinha de Osmando total simpatia. Lembro-me  que conheci  o filho de seu João Machado na casa de tia Marieta, aguardando sempre a hora de Olavo chegar de Natal ou das comunidades, pra conversar politica duas ou tres horas diariamente.
 Meu pai era vereador em Assu, sendo tio de Olavo foi muito tempo seu adversário, nem por isso deixava de ir visitar a irmã na casa grande da Rua Manoel Montenegro.
Foi neste clima de animosidade politica que conheci na casa de Olavo figuras importantes da politica de Assu: Os Sebastiões: Alves e Pinheiro, Lico, Coca, Antônio Cabeludo, Chico de Ernesto, Borginha, Ponciano e Romão Marreiro da várzea, estes tinham cadeira cativa, esperando o café de "Xica e a chegada de João Bagana" com os pães ou bolacha flor do Assu produzidos na padaria de Solon.
Osmando assim como eu, deixamos de disputar votos, mas não perdemos o prazer de falar de politica todo santo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário