sexta-feira, outubro 2

ZÉ MARIA SABE DE COISAS QUE NINGUÉM IMAGINA


O ex-prefeito de Assú José Maria de Macedo Medeiros, carrega sobre seus ombros a marca de grandes momentos da politica da terra governada por Ivan Júnior. Zé Maria gosou um triunfal período de prestigio, tendo muitos liderados para comandar. Atualmente vive a experiência do declínio do poder, sem perder a ternura de contar o que sabe, sem preocupação de quem goste ou não do que tem a dizer. 
Tenho desde 1966 uma relação de amizade com Zebrinha, tendo a satisfação de frequentar a casa de seu João Leônidas e dona Raquelita  (ambos in memoriam), ali na rua São João, onde funciona uma loja comercial. 
Lembro bem de uma sexta feira santa que comemoramos com 32 aves de pena como gostava de pronunciar o caseiro Aprígio, um carneiro cevado lá nos pastos do Baldum com direito a gente saborear a buchada. 
Bons tempos que a recordação reserva lugar na memória. 
Zebrinha é para mim uma pessoa que diz o quer e escuta o que não deseja, sem que tenhamos alteração de apreço um pelo o outro.
Ontem em Assú ouvi de Zé Maria um parafraseado que tenho obrigação de esperar o acontecimento, se disser o que Zebrinha sabe e me contou posso frustar a estratégia de quem arma a emboscada. Portanto, mesmo contra minha concepção de agir, não gosto de guardar segredos, até porque não sou baú, mas por respeito ao próprio tempo, o jeito é ficar sem bater com a língua nos dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário