Rússia e Ucrânia confirmaram neste sábado uma nova rodada de negociações diretas, com participação dos Estados Unidos, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. As conversas ocorreram na sexta (23) e no sábado (24) e devem ser retomadas no próximo domingo (1).
O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, afirmou que os encontros foram “construtivos” e avançaram na discussão de possíveis parâmetros para encerrar a guerra. Segundo ele, os participantes vão relatar os resultados a seus governos e coordenar os próximos passos.
Foi a primeira reunião direta entre representantes dos três países, dentro de um esforço liderado por Washington para buscar um acordo de paz. Os diálogos trataram de temas militares e econômicos e incluíram a possibilidade de um cessar-fogo antes de um acordo definitivo.
Um dos pontos debatidos foi a Usina Nuclear de Zaporizhzhia, ocupada pela Rússia. Ainda não há definição sobre o controle da unidade, embora haja consenso sobre o compartilhamento da energia gerada.
Zelenski disse que há entendimento sobre a necessidade de monitoramento dos Estados Unidos para garantir segurança no processo. Apesar das negociações, ataques russos continuaram, com mortos e feridos em Kiev e Kharkiv, o que gerou críticas do governo ucraniano.

Nenhum comentário:
Postar um comentário