quarta-feira, julho 12

ARTIGO - O GRANDE ODILON

 

     Se vivo fosse, o filho de João Úrsula Ribeiro Coutinho e dona Helena Pessoa Ribeiro Coutinho, Odilon Ribeiro Coutinho estaria completando um século de existência.
        Odilon, foi um usineiro, empresário, advogado e escritor, outrora deputado federal pelo Rio Grande do Norte, nascido em Santa Rita/PB, no dia 12 de julho de 1923, conterrâneo do poeta Augusto dos Anjos, muitas vezes identificado como parnasista ou simbolista.
Aluno da Faculdade de Direito do Recife/PE, durante o Estado Novo, tornou-se Presidente da União dos Estudantes de Pernambuco, sendo preso por cinco vezes por sua atuação política.
Odilon Ribeiro Coutinho, foi eleito para representar o Rio Grande do Norte em 1962 na legenda do PDC e quando o Regime Militar de 1964 impôs o bipartidarismo por Ato Institucional número dois, ingressou no MDB, e por esta legenda foi derrotado como candidato a Senador em 1966 e 1970.
Sobressaiu-se também nos meios intelectuais como Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, após a morte de Gilberto Freire em 1987e sete anos depois ingressou na Academia Paraibana de Letras.
O grande Odilon faleceu em 07 de julho de 2.000 aos 76 nos no Rio de Janeiro.
CHICO TORQUATO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário