Francisco Julião Arruda de Paula, nasceu em Bom Jardim, agreste pernambucano, no dia 16/02/1915, filho de Adauto Barbosa de Paula e Maria Lídia Arruda de Paul.
Estudou na faculdade de Direito de Recife/PE, graduando-se em 1939, pesquisador da cultura brasileira, lutando pela reforma agrária, em 1954 ajudou a fundar as Ligas Camponesas, movimento de trabalhadores rurais, que seria um embrião do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
Neste mesmo ano, foi eleito deputado pelo PSB/PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO, sendo reeleito em 1958, quatro anos depois conseguiu uma cadeira na Câmara dos Deputados, como Deputado Federal por Pernambuco.
Com o golpe militar de 1964, teve seus direitos políticos cassados. Partiu para o exílio em dezembro de 1965, indo viver no México.
Em 1979, com a anistia política, retornou ao Brasil. Amigo de Leonel Brizola, filiou-se ao PDT/PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA, disputando a eleição para deputado Federal em 1996, mas não conseguiu se eleger.
Instalando-se novamente no México.
Foi casado com Alexina Arruda de Paula, com quem teve quatro filhos. Divorciado, casou-se pela segunda vez com Regina de Castro, com quem teve uma filha.
Chico Julião morreu de infarto, aos 84 anos em Cuernevava no México.
Foi cremado e deixou instruções para que suas cinzas fossem transportadas para Pernambuco, sua terra natal.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário