quarta-feira, julho 30

Juiz é suspeito de negociar sentenças em Ceará-Mirim e é afastado pela Justiça

Grupo teria atuado na falsificação de liminares para obter dinheiro através de empréstimos.


Por Redação
Procurador-geral explicou o caso
Procurador-geral explicou o caso. Foto: Wellington Rocha
O juiz José Dantas Lira, da comarca de Ceará-Mirim, é apontado como suspeito de participar de um esquema que envolvia negociação de sentenças para liberação de empréstimos. Além dele, são apontados como envolvidos o advogado José Dantas Lira Jr., filho do magistrado, Ivan Holanda Pereira, agenciador de empréstimo, o corretor Paulo Aires e um servidor do Judiciário identificado como Clístenes. Endereços ligados aos suspeitos foram alvo de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (29).
O envolvimento do grupo em um suposto esquema de fraudes foi revelado pelo procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis. Segundo relatou, as informações sobre o caso existiam há pelo menos quatro anos, mas só foi possível fazer algo de concreto depois que um testemunha entregou o esquema há um mês.
Como medida substitutiva à prisão do juiz, a Procuradoria Geral de Justiça requereu seu afastamento dentro da investigação judicial conduzida pelo desembargador Cláudio Santos. Tanto o magistrado como seu filho foram afastados de suas funções por determinação judicial. As acusações contra os envolvidos, se convertidas em denúncia, deverão ser por corrupção, formação de quadrilha e até lavagem de dinheiro. Até a publicação desta reportagem, o Tribunal de Justiça do Estado não se manifestou sobre o assunto.
Esquema
A manobra dos envolvidos, conforme o MPRN, consistia em aliciar servidores público endividados e sem margem para financiamento de novos empréstimos. O juiz José Dantas Lira concedia, então, um liminar permitindo a nova margem de empréstimo.
Para o grupo de suspeitos, era reservada uma parte do dinheiro. O PGJ estimou que, por empréstimo, os valores variavam entre R$ 3 e R$ 7 mil. Ainda não há um levantamento a respeito de quantos procedimentos teriam sido fraudados.
Fonte: Portal no Ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário