Indira Gandhi filha de Jawaharlal Nehru, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do Governo Indiano. Tinha o sobrenome do marido Feroze Gandhi que havia mudado seu sobrenome para Gandhi por razões políticas.
Brilhante política, estrategista e pensadora, possuía grande ambição política. Como mulher ocupando a mais alta posição do governo, numa sociedade bastante patriarcal.
Esperava-se que Indira fosse uma líder de pouca relevância, mas as suas ações provaram o contrário. Após a bem sucedida guerra indo-paquistanesa de 1971, sua popularidade subiu no auge.
Mas sua popularidade declinou na década de 1970. Quando ameaçada com a perda de sua posição por um processo jurídico em função de atividades eleitorais ilegais.
No dia 31 de outubro de 1984, Indira Gandhi, estava saindo de casa para ser entrevistada pelo ator britânico Peter Ustinove, que estava filmando um documentário para a televisão irlandesa.
Quando Indira Gandhi, foi assassinada por Satwant Singh e Beant Sing, Beant, que trabalhava há dez anos como segurança da Primeira Ministra.
Após o assassinato de Indira, os assassinos foram mortos pela população revoltada, principalmente pelos Indus, e o filho de Indira Gandhi, Rajiv Gandhi, assumiu a chefia do governo
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário