sábado, novembro 21

Quase um terço dos prefeitos e 44% dos vereadores eleitos são pretos ou pardos

 

Tainá de Paula - vereadora do Rio de Janeiro Foto: Fernanda Dias

Ao menos 31,5% das prefeituras serão administradas por homens e mulheres que se autodeclaram pardos ou pretos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral, compilados pelo portal Gênero e Número.

Na soma das 25 capitais que tiveram eleições no domingo (15), mulheres e homens pretos ou pardos serão 44% dos vereadores nestas cidades. O levantamento considera a mesma classificação do IBGE, que considera negros tanto os autodeclarados pretos como pardos. Esta é a segunda eleição municipal em que a Justiça eleitoral pediu que os candidatos declarassem sua cor/raça no momento do registro da candidatura.

Distribuição de recursos

Apesar de serem maioria, as candidaturas negras receberam menos recursos dos fundos públicos que as brancas. A plataforma 72 horas mostra que os negros e negras receberam 36,8% do total dos valores repassados pelo fundo especial de financiamento de campanhas, o chamado fundo eleitoral, e pelo fundo partidário. As pessoas autodeclaradas brancas ficaram com 62,5%.

A Câmara mais negra - e a menos

Palmas, capital do estado do Tocantins, é a cidade com maior quantidade de vereadores negros eleitos. Das 18 cadeiras, apenas uma é ocupada por alguém que se autodeclarou branco. Cuiabá (MT) elegeu 76% de negros para a câmara municipal. Já na capital de população mais negra do país, Salvador (BA), 70% dos vereadores eleitos são negros. Na outra ponta, a capital com a câmara municipal mais branca do Brasil será Florianópolis. Todas as 23 cadeiras serão ocupadas por pessoas brancas. 

> 90 mil mulheres negras disputam as eleições municipais, 23% a mais que em 2016

Para a historiadora e pesquisadora de relações raciais e de gênero, professora Wânia Sant’Anna, o crescimento da participação negra na política institucional é uma realidade. Esse avanço, acredita ela, fará com que os partidos políticos repensem a forma de encarar a população negra. “Essas pessoas até então não tinham voto. A negritude na política é um legado conquistado, não vamos retroceder ”, ressalta a ativista, uma das titulares da coluna Olhares Negros, do Congresso em Foco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário