Para a história os traidores são seres abomináveis. Que após julgados, vão para a lata do lixo. Os exemplos não faltam. Um dos mais conhecidos, Judas Iscariotes, entregou Cristo aos romanos por 30 moedas.
Marcus Junius Brutus, traiu Júlio César, quando se juntou a Cassius em uma conspiração para matá-lo. Foi imortalizado na célebre frase dita por Júlio César "ATÉ TU BRUTUS".
Shakespeare explorou o tema da traição em várias de suas peças como: Rei Lear, Hamlet e Macbeth. Porém na peça " OTELO, O MOURO DE VENEZA", escrita por volta de 1603, a traição Ficou mais chocante.
"Na divina comédia Dante Alighieri", jogou no inferno Brutus e Cassius, evidenciando que a humanidade não perdoa os traidores.
Iago, amigo de Otelo, o induziu a sacrificar a própria esposa Desdêmona, injustamente.
Napoleão Bonaparte, foi traído por Talleyrand, quando a França espalhava pela Europa os princípios da revolução francesa. Talleyrand, organizou a deposição de Napoleão e a restauração da monarquia, com a volta dos Bourbons.
No Brasil Domingos Fernandes Calabar, foi condenado por traição, por ter ajudado a Holanda invadir o Nordeste.
Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, foi traído por um de seus melhores companheiros, Silvério dos Reis. A história enaltece Tiradentes e não perdoa Silvério.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário