sexta-feira, julho 3

ARTIGO - ANTONIETA DE BARROS - A PRIMEIRA MULHER NEGRA A ASSUMIR UM MANDATO POPULAR



Antonieta de Barros nasceu em Florianópolis/SC, em 11/07/1901, de família muito pobre, seu pai jardineiro e sua mãe escrava liberta.
Ainda criança ficou órfã de pai, sua mãe para garantir o sustento da família, locava a casa para alunos que iam estudar na Capital Catarinense.
A rotina dos estudos dos inquilinos virou influência para os primeiros contatos com as letras.
Ingressou com 17 anos na Escola Normal Catarinense, concluindo o curso em 1921. Sua mãe trabalhava na casa do Político Vidal Ramos, Pai de Nereu Ramos que viria a ser o Vice-presidente do Brasil, posteriormente Presidente da República.
Antonieta, foi Professora, jornalista, escritora e politica Brasileira, a primeira mulher negra a assumir um mandato popular, tendo sido pioneira e inspiração para o movimento negro, apesar de um grande apagamento de sua história.
Notabilizou-se por ter sido a primeira mulher Deputada Estadual negra do País e a primeira mulher Deputada do Estado de Santa Catarina.
Além da militância Política, participou ativamente da vida cultural do seu Estado, destacou-se entre outros aspectos pela coragem de expressar suas ideias dentro de um contexto histórico que não permitia as mulheres a livre expressão.
Antonieta faleceu no dia 28/03/1952.

CHICO TORQUATO


Nenhum comentário:

Postar um comentário