terça-feira, setembro 19

HOJE FAZ ANIVERSÁRIO DO BAQUE SOFRIDO POR UM CAUDILHO NO EXERCICIO DO PODER


Faz exatamente 4 anos que num dia como este 19 de setembro em 2013, a cidade por determinação judicial ficou acéfala de governante.  
Após 24 horas depois do prefeito eleito em 2012, ter comemordo o cinquentenário da cidade, vindo a receber como presente de grego a sentença que mais adiante culminou com a perda em definitivo do cargo de prefeito. 
Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas,  foi o primeiro prefeito do município afastado do poder no exercício da função executiva pela juiza de 1ª entrância Aline Cordeiro Belém da Comarca de Assu, titular da 29ª eleitoral a qual o município de Carnaubais pertencia. 
A sentença deu inicio ao baque de um caudilho autoritário que tinha planos de se perpetuar no poder.
Logo que tomou conhecimento do ato judicial lhe afastando da prefeitura, imediatamente o prefeito se utilizou de um artifício que ficou patenteado no imaginário popular como um sequestro relâmpago ao primo Júnior Benevides, Presidente da Câmara Municipal, levando-o para um período de confinamento em seu apartamento em Natal, para evitar que este  assinasse a citação convocatória para assumir a prefeitura.
O esconde-esconde durou uma semana, sem que o oficial de justiça localizasse o eventual substituto do prefeito afastado. 
Tempo suficiente para que sua assesoria jurídica revertesse através de liminar seu retorno ao cargo.
Todavia a questão foi apenas adiada, depois de várias batalhas judiciais, o princípio da denúncia vigorou e estando comprovadamente consolidado pelas análises procedidas pela justiça o ilícito de captação ilícita de voto, o julgamento foi determinante e encaminhado para as cortes superiores da Justiça eleitoral. 
Depois do processo tramitar desfavorável no TRE e no TSE, finalmente o Luizinho dançou!
Convém ressaltar que este episódio entrou para o calendário de pioneirismo do ex- prefeito que tem mania de ser o primeiro em tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário