Prefeitura de Alto do Rodrigues promove o II Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado
Uma ação conjunta das secretarias municipais de Educação, Cultura e Desportos, Saúde e Assistência Social, aconteceu na manhã desta quarta-feira (01), nas dependências da escola municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, o II Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016, evento que teve por finalidade debater as ações de políticas públicas voltadas especialmente para os direitos da criança e do adolescente, uma vez que o município concorre ao selo cujo o resultado será conhecido em 15 de dezembro do corrente ano.
O evento foi aberto no ginásio Omar Rodrigues com uma feira expositória idealizada pelos três setores da gestão municipal envolvidas diretamente nas ações (*educação, saúde e assistência social) reunindo secretários, estudantes das zonas urbana e rural do município, coordenadores de projetos sociais como o Cras e Despertar, adolescente e crianças, representantes do Comdica e Conselho Antidrogas, Conselho Tutelar, autoridades políticas e religiosas como o titular da igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, padre Francisco, o Pastor Carlos, e comunidade em geral.
Representando o prefeito Abelardo Rodrigues que encontra-se na capital potiguar cumprindo agenda administrativa, o secretário municipal de Comunicação e Eventos, Abelardo Neto, visitou os standes e durante o debate destacou as ações de políticas públicas desenvolvidas pela atual gestão e os investimentos que foram feitos pela atual gestão com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da comunidade, especialmente as crianças e adolescentes, citando como exemplos a climatização nas escolas municipais, apoio pedagógico, bolsa auxílio para estudantes universitários, incrementação do dejejum nas escolas da rede municipal de ensino, entre outros.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e articulador do Selo Unifec no município, Rodrigo Moura, apresentou para as pessoas presentes como funciona o Selo Unicef e como se dá o processo para conquista do mesmo pelo município. Além de Rodrigo, participaram também do debate uma representante do Núcleo da Criança e do Adolescente de Alto do Rodrigues e membros das secretarias envolvidas.
Na área de saúde, o coordenador municipal Antônio Flávio, falou sobre as ações desenvolvidas pela pasta para melhorar a qualidade de vida da comunidade destacando o incentivo a criação da lei municipal que garante a realização da Semana do Bebê, a garantia do direito a seis meses de licença maternidade concedida pela gestão municipal, e ressaltou as dificuldades de articular as ações de políticas públicas com alguns setores da sociedade, muitas vezes por conta de políticas partidárias.
Flávio lançou a proposta de criar uma lei municipal que garanta ao cidadão alto-rodriguense o direito a licença paternidade, desde que o homem participe rotineiramente de consultas preventivas nas unidades de saúde, sugestão que despertou o interesse da mediadora do Selo Unicef presente no evento, Bárbara Faria, que inclusive disse que iria apresentar a ideia ao Ministério da Saúde.
A assistente social do Cras, Angélica Padilha, apresentou as ações da pasta da Assistência Social e expôs a título de informação, as dificuldades que a comunidade tem de discutir temas relacionados a violência sexual contra menores.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Nixon Baracho, também esteve presente no fórum e justificou a falta dos demais edis que no momento do evento participavam de sessão plenária no legislativo. No decorrer do fórum, os demais parlamentares compareceram.
O Fórum também contou com a presença da Mediadora Nacional do Selo Unicef, Bárbara Faria, que vistou os stands, participou do debate e elogiou a equipe de gestão. "Fui muito bem acolhida pelo município. Me chamou a atenção a capacidade técnica", comentou. "Fiquei encantada com o evento. "A gente sabe que a falta de recurso é grande. Quero parabenizar o prefeito Abelardo Rodrigues", finalizou a mediadora que vai trazer mais detalhes no sábado ao meio-dia, no programa de rádio "Conversando com o seu prefeito".
A programação contemplou apresentação da filarmônica do projeto Despertar e do grupo de teatro do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), explorando um tema relacionado a violência contra a criança e o adolescente.
Panorama do Alto
Nenhum comentário:
Postar um comentário