Rio tem sensação térmica de 50o C
Brasília (AE) - Um calor escaldante tomou as ruas, praias e principais pontos turísticos do Rio de Janeiro ontem, quando a sensação térmica chegou a 50 graus centígrados em alguns bairros da cidade. De acordo com o Centro de Operações, as médias de temperaturas ficaram em 39ºC, mas a baixa umidade do ar, estimada em 48%, e a ausência de ventos contribuíram para o calor, que castigou moradores e turistas que esticaram o recesso de fim de ano. O calor foi tão forte que confundiu até os dispositivos anti-incêndio de um shopping no Leblon, zona sul da cidade. Chamado de sprinkler, o aparelho que libera jatos d’água em caso de incêndio foi acionado espontaneamente no primeiro piso do estabelecimento. Não houve danos, segundo a direção do shopping.
O pico de calor foi registrado pela Aeronáutica em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. Perto dali, em Guaratiba, também na zona oeste, os termômetros registraram temperaturas de 40,3ºC. O calor também ampliou o desconforto causado pela falta d’água em alguns bairros da zona oeste e norte da cidade, como do Recreio, Bás de Pina e Vaz Lobo. Quem pode aproveitar o céu azul e o forte calor correu para as praias da zona sul da cidade, e para os principais pontos turísticos. No acesso ao Cristo Redentor e o Bondinho do Pão de Açúcar, as filas chegavam a mais de quatro horas para a compra de bilhetes, sem abrigos. No Arpoador, as praias ficaram lotadas até o início da noite, com o mar sendo disputado pelos banhistas. Na zona norte, o alívio para o calor veio no tradicional Piscinão de Ramos, que também estava lotado de famílias aproveitando a praia artificial com suas caixas de bebidas e comidas levadas de casa.
Quem não pôde aproveitar o céu azul e o forte calor, precisou de uma dose extra de paciência para trabalhar. No Centro, o engenheiro Paulo Dantas, de 35 anos, brincava com a situação. “Está impossível. Em cinco minutos já ficamos suados. Tem que levar com bom humor e pensar no fim de semana para suportar o calor”, afirmou.
As altas temperaturas devem arrefecer hoje, com a passagem de uma frente fria pelo oceano. Há previsão de pancadas de chuva no final da tarde, em função das temperaturas acima de 36ºC. No domingo, o tempo amanhece nublado e há maior chance de chuvas fortes no final do dia.
Joana Lima
Sol forte vai prevalecer em todo o litoral do Nordeste no primeiro final de semana de 2014, segundo previsão da Climatempo
Sol forte vai prevalecer em todo o litoral do Nordeste no primeiro final de semana de 2014, segundo previsão da ClimatempoO pico de calor foi registrado pela Aeronáutica em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. Perto dali, em Guaratiba, também na zona oeste, os termômetros registraram temperaturas de 40,3ºC. O calor também ampliou o desconforto causado pela falta d’água em alguns bairros da zona oeste e norte da cidade, como do Recreio, Bás de Pina e Vaz Lobo. Quem pode aproveitar o céu azul e o forte calor correu para as praias da zona sul da cidade, e para os principais pontos turísticos. No acesso ao Cristo Redentor e o Bondinho do Pão de Açúcar, as filas chegavam a mais de quatro horas para a compra de bilhetes, sem abrigos. No Arpoador, as praias ficaram lotadas até o início da noite, com o mar sendo disputado pelos banhistas. Na zona norte, o alívio para o calor veio no tradicional Piscinão de Ramos, que também estava lotado de famílias aproveitando a praia artificial com suas caixas de bebidas e comidas levadas de casa.
Quem não pôde aproveitar o céu azul e o forte calor, precisou de uma dose extra de paciência para trabalhar. No Centro, o engenheiro Paulo Dantas, de 35 anos, brincava com a situação. “Está impossível. Em cinco minutos já ficamos suados. Tem que levar com bom humor e pensar no fim de semana para suportar o calor”, afirmou.
As altas temperaturas devem arrefecer hoje, com a passagem de uma frente fria pelo oceano. Há previsão de pancadas de chuva no final da tarde, em função das temperaturas acima de 36ºC. No domingo, o tempo amanhece nublado e há maior chance de chuvas fortes no final do dia.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário