quinta-feira, janeiro 23

Betinho Rosado é vetado no “chapão” de PMDB, PROS, PSDB, DEM, PV e PR

Deputado federal ainda estaria “queimado” por ter tomado o Partido Progressista e saído do Democratas sem a justa causa


Por Ciro Marques
A situação do deputado federal Betinho Rosado não está nada fácil. Isolado politicamente desde que trocou o Democratas pelo Partido Progressista, sem a justa causa, o parlamentar corre o risco de ficar de fora do “chapão” que começa a ser montado em torno do PMDB para as disputas proporcionais em 2014 – para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa. O motivo seria, principalmente, a “rasteira” que Betinho deu nos políticos que hoje estão no PROS.
Betinho Rosado deve ser candidato a reeleição na Câmara dos Deputados, mas deve disputar pleito deste ano sozinho
Betinho Rosado deve ser candidato a reeleição na Câmara dos Deputados, mas deve disputar pleito deste ano sozinho
Para quem não lembra, por meio de articulações em Brasília, Betinho Rosado chegou ao PP como presidente estadual do partido. O problema é que, na época (setembro de 2013), a sigla era presidida no RN pelo vereador de Natal Rafael Motta, que havia consigo organizado as finanças da sigla e buscava o fortalecimento dela, criando o ambiente certo para se lançar candidato a deputado federal neste ano e atraindo parlamentares estaduais para lá – como Ricardo Motta (pai de Rafael), Vivaldo Costa, Raimundo Fernandes, Gilson Moura e Gustavo Carvalho.
A atitude de Betinho forçou uma rápida mudança de planos dos parlamentares pepistas, porque eles tinham que estar filiados a um novo partido até o dia 5 de outubro, com o objetivo de disputar as eleições deste ano. A saída foi, então, ir para o PROS, onde Rafael Motta conseguiu presidir, graças à articulação do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, do PMDB. Por isso, inclusive, o PROS foi um dos primeiros a anunciar o apoio antecipado ao candidato peemedebista ao Governo do Estado – seja ela quem for.
Outros motivos
E se o veto do PROS a Betinho é consequência da “rasteira” que ele deu nos parlamentares que iriam integrar ou já integravam o PP, há de se ressaltar também que o deputado federal não é visto com bons olhos pelo DEM. Isso porque antes de ir para o Partido Progressista, ele deixou o Democratas, presidido nacional pelo senador José Agripino, sem a famosa “justa causa”.
Antes disso, também teria causado a insatisfação do PSDB por “tirar” Rogério Marinho da Câmara Federal, em Brasília. Rogério era suplente de Betinho Rosado e ocupava o cargo porque Betinho estava na Secretaria Estadual de Agricultura. Sem motivo aparente, decidiu voltar para Brasília e desalojar Marinho.
Dificuldade
Sem a participação nesse “chapão”, Betinho Rosado teria que tentar a candidatura solitária do PP e tentar, assim, conseguir os votos necessários para, ao menos, viabilizar a sua eleição. Porém, é bem verdade que em Mossoró (principal reduto eleitoral dele) Betinho terá, provavelmente, que dividir votos com a ex-prefeita Fafá Rosado. Atualmente no PMDB, ela deverá se lançar candidata à Câmara dos Deputados.

Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário