quarta-feira, junho 20

Caern instalará hidrômetros em Pendências e Alto do Rodrigues para controlar abastecimento

hidrometros_2A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) conclui ainda na primeira quinzena de julho a instalação de mais 1.300 hidrômetros, equipamentos utilizados para medir o consumo de água, nas cidades do Assú e Guamaré, onde o trabalho foi iniciado dia 8 de junho.
Logo em seguida será iniciada a implantação de mais 200 medidores em Alto do Rodrigues, que vai melhorar a oferta de água para o bairro de São Francisco e o mesmo número na cidade de Pendências, onde a Caern instalou nova bomba e aumentou a produção em 40 por cento, passando de 100 para 140 mil litros de água por hora.
O gerente da Regional Assú, Antônio de Pádua da Costa, adianta que o trabalho neste município e em Guamaré está sendo desenvolvido dentro da programação, dando condições para que até o final de julho mais hidrômetros sejam implantados em Alto do Rodrigues e Pendências.
Mostrando em números a eficiência do programa de micromedição, com a instalação de hidrômetros, Antônio de Pádua apresentou como estatística que, enquanto na cidade de Santana do Matos, que tem 99,3 por cento dos imóveis medidos, o consumo por pessoa é de 134 litros de água por dia, no Assú, onde 59,5 dos ramais são medidos, o consumo per capta sobe para 304 litros por dia, o equivalente a um aumento de consumo de 126 por cento. 
Concessionária controla desperdício nas áreas baixasA Caern está instalando, em Assú, 600 medidores, no bairro Parati, tendo em vista o desperdício acima da média nas partes baixas, prejudicando o abastecimento nas áreas mais altas.
A Companhia também está implantando o equipamento de medição em Guamaré e nas comunidades ao longo da adutora que transporta água de Macau até aquela cidade.
No total, referente à segunda etapa do programa de micromedição, serão instalados mais 700 hidrômetros, na sede do município e nas comunidades de Barreiras, Diogo Lopes, Soledade, Canto do Papagaio, Uburanas, Mangue Seco e Lagoa Doce.
Com o medidor funcionando, as áreas mais elevadas serão beneficiadas, haja vista que o consumo medido nas partes baixas reduz o consumo e contribui para aumentar a pressão na rede de distribuição, atendendo também aos consumidores das áreas mais altas.
Com a micromedição, a Caern visa socializar a distribuição da água, pois o cliente paga pelo que realmente consumir, evitando desperdícios, o que geralmente ocorre naquelas casas onde não existe medição.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário