quinta-feira, junho 5

O MESTRE DO ABSURDO


Franz Kafka nasceu em 1883, em Praga, no seio de uma família judaica de língua alemã. Advogado de formação, viveu dividido entre a rigidez do trabalho burocrático e a intensidade da sua escrita. A sua literatura mergulha no absurdo, na alienação e na opressão das instituições modernas, com um estilo frio e perturbador que marcou para sempre a literatura do século XX.

A sua obra-prima a metamorfose conta a insólita história de Gregor Semsa, que acorda transformado num inseto, simbolizando a desumanização e o isolamento. Em o processo, narra o labirinto jurídico e existencial vivido por Josef K., um homem acusado por um crime que desconhece - uma crítica feroz às engrenagens do poder e da culpa. Ambas as obras tornaram-se símbolos universais do absurdo.

Kafka morreu em 1929, aos 40anos, e pediu que seus escritos fossem destruídos, desejo ignorado pelo amigo Max Brod, responsável por publicar suas obras póstumas. Com isso, Kafka tornou-se um gigante literário, influenciando escritores, filósofos e artistas em todo o mundo. A escrita é um espelho sombrio e fascinante da condição humana diante de um mundo incompreensível.

FACEBOOK

CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário