terça-feira, junho 3

A CADEIRA 30


O escritor e professor Paulo Henrique Brito foi eleito para a cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras (ABL), na sucessão da escritora Heloisa Teixeira, morta em março desse ano. Ele foi escolhido por 22 votos.

Brito é autor de livros como " Formas do Nada" (2012) e " Nenhum Mistério" (2018) e " O Castiçal Florentino " (2021). Recebeu os prêmios Portugal Telecom, APCA, Alphonsus de Guimaraens (Duas vezes), Alceu Amoroso Lima, Bravo! Prime de Literatura Jabuti.

Além de escritor e professor, Brito também é conhecido pela tradução de cerca de 120 obras de autores de língua inglesa, como Jonathan Swift, Charles Dickens, Henry James, Virginia Woolf, V.S. Naipaul, Thomas Pynchon e James Baldwin.

Na poesia, traduziu Byron, Wallace Stevens, Elizabeth Bishop e Frank O'Hara, entre outros. Na Puc-Rio atua em duas linhas de pesquisa, tradução de poesia e poesia brasileira contemporânea.

O presidente da ABL, Merval Pereira, disse que Paulo Henrique Brito vai permitir explorar mais profundamente a relação entre a poesia, dramaturgia e cultura nacional.

" Ele é o maior tradutor de língua inglesa que nós temos, crítico literário e poeta. Tem múltiplas funções e será muito útil para a Academia. Buscamos a representação da cultura em vários setores", afirma Merval.

FACEBOOK

CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário