quinta-feira, maio 23

John Betjeman/A VIDA BREVE

 


" Demasiado aborrecidos para pensar, demasiado orgulhosos para rezar, demasiado tímidos para deixar o que estamos habituados a fazer, fechamo-nos atrás dos nossos roseirais; amamo-nos apenas a nós mesmos e ja não os nossos vizinhos. Quanto a Encarnação, isso é um conto de fadas para as crianças contar-se-lhes histórias de fadas.
Preferimos fatos. São-nos apresentados aos milhares e podemos escolher àqueles de que gostamos. A história não deve ser escrita tendenciosa mente e devem ser apresentados ambos os lados, ainda que haja apenas um. Sabemos quantas toneladas de carvão são produzidas por semana, o custo hora-homem de um par de meia de "nylon", a data exata, o nome do arquiteto e o estilo de um edifício.
Os " Herp-Professor-Doutors" registram tudo para nós, as vezes juntando apressadamente uma pitada de arrogância, então, nunca precisamos de nos preocupar em sentir, pensar ou ver novamente.
Podemos comer a nossa Wee tabix, apanhar o comboio das 8h48,min, ler a secção de desporto e morrer; porque o amor está morto".

CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário