O cantor e compositor Caetano Veloso, recebeu nesta segunda feira (4/9) o título de doutor HONORIS causa concedido pela Universidade de Salamanca na Espanha e que já teve como reitor Miguel de Unamuno.
Ao receber o título, Caetano falou sobre ensaístas, autores e estudiosos hispanos com quem conviveu, estudou e foi influenciado por sua obra. Citou Jorge Luiz Borges, Gabriel Garcia Marquês e Miguel de Unamuno.
Essa não é a primeira vez que o compositor de "Alegria, Alegria" é reconhecido com o título de doutor honoris causa. Em 1998, Caetano Veloso recebeu a mesma honraria da Universidade federal da Bahia(UFBA). O novo título chega 25 anos depois.
Ricardo Rivero, reitor da universidade, disse em sua fala que Caetano Veloso estava sendo reconhecido "Pela sua criação cultural e pela capacidade de combinar influências, estilos, não só pela música, mas também por toda uma filosofia". Destacou ainda a "Revolução cultural" iniciada com o disco Tropicália, de 1968.
Em seu discurso, Caetano agradeceu pelo título, o mais importante concedido por uma universidade, atribuído geralmente a personalidade que tenham contribuído com a cultura, a educação e com a humanidade.
Muito obrigado a universidade de Salamanca, As autoridades presentes e a todos que acompanharam o ato solene de doutoramento honoris causa, proposto pela Facultad de filologia da universidade. Inesquecível!
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário