" A beleza da democracia está em que, nela, ninguém pode tudo, nem pode sempre'
Juazeiro do Norte era inicialmente um distrito da Cidade vizinha/Crato, até que o jovem Padre Cícero Romão Batista resolveu se fixar como pároco no lugarejo, até então sem Capelão e, por tanto sem os serviços religiosos.
Enquanto liderança política, Padre Cícero se aliou a outros nomes da política local e defendeu a emancipação do povoado de Juazeiro. Em 1911, a emancipação de Juazeiro foi reconhecida politicamente e Padre Cícero foi eleito primeiro prefeito do município.
Alguns dizem que é profecia de Padim Ciço, outros falam que é apenas coincidência, fato é que a Cidade do Juazeiro do Norte, no Cariri nunca reelegeu um prefeito. Alguns mandatários, como o próprio Padre Cícero, primeiro a comandar a Cidade, até assumiram mais de uma vez a Prefeitura, mas jamais de forma continua - a época a reeleição ainda não era permitida.
Desde 1997, quando mandatários foram autorizados a disputar dois mandatos consecutivos no Brasil, sete prefeitos já assumiram a chefia da Cidade, sem contar o atual gestor, contudo o tabu segue intacto.
A um ano da campanha eleitoral o atual alcaide diz apostar que a tradição do Juazeirense de não reeleger prefeito seja apenas coincidência.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário