O mundo intelectual está de luto." Infelizmente posso confirmar que o Senhor Milan Kundera faleceu ontem(Terça feira, 11/07/23), após uma doença prolongada, disse a AFP Ana Marazona, Porta-voz da Biblioteca Milan Kundera na cidade natal do escritor, Brnõ, na antiga Checoslováquia.
Exilado na França desde 1981 e autor de entre outros livros" A Insustentável leveza do ser", publicado em 1984 e adaptado para o cinema quatro anos mais tarde, o gigante da literatura mundial e considerado como um dos mais célebres escritores contemporâneos.
Também autor de (A piada) e a (Imoralidade), Kundera nasceu a 01/04/1929, em Brnõ e exilou-se em França, tendo se naturalizado francês e obteve finalmente a nacionalidade Checa em 2019.
Ainda adolescente Kundera filiou-se ao Partido Comunista, que tomou o poder em 1948. Na Universidade Carolina, de Praga, estudou literatura e, após dois semestres, mudou para a faculdade de cinema. Na Academia Checa de Artes Cênicas, onde teve aulas de direção de longas metragens e de argumentos.
A Editora Dom Quixote manifestou "Grande tristeza e profunda consternação" pela morte do escritor Checo Milan Kundera. Autor de vários livros que irão permanecer para sempre em nossa memória coletiva.
Milan Kundera também se notabilizou "Por desde sempre se ter manifestado a favor da liberdade e contra toda a espécie de regimes totalitários, tema esse que também transportou para suas obras.
CHICO TORQUATO
AL - interino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário