segunda-feira, fevereiro 13

Após tentar atropelar BC e PGR, governo agora quer tomar o Sebrae

 

Carlos Melles, presidente nacional do Sebrae - Foto: Agência Sebrae.

Pode ser consumado ainda este mês o golpe do atual governo contra o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, que foi reeleito no fim de novembro para mais dois anos de mandato. É outro caso de ocupante de mandato que Lula quer destituir usando a força coercitiva do governo. As presidências do Banco Central e do Banco do Brics e a Procuradoria Geral da República, entre outros, estão na lista. A virada de mesa no Sebrae começa quarta (15) na reunião do conselho deliberativo nacional.

Primeira etapa

O plano do Planalto é empossar representantes do governo e marcar nova reunião do conselho, a fim de votar a destituição de Melles.

Pressão política

O governo federal tem 6 dos 15 votos do conselho deliberativo, mas usará de sua força para pressionar os demais no plano para tirar Melles.

Barreto de volta

Se for interrompido o mandato de Melles, o mais cotado para o cargo é Luís Barreto, que presidiu o Sebrae no governo Dilma, de 2011 a 2015.

Recompensa

Também terá cargo no Sebrae a ex-deputada Margarete Coelho (PP-PI), que assinou a “emenda Mercadante”, rasgando a Lei das Estatais.

Plenário do Senado Federal em 8/dez/22 - Foto: Jonas Pereira/Agência Senado.

Base de Lula prepara debandada da CPI do Dino

A base governista no Senado arma uma retirada em bloco de assinaturas para inviabilizar CPI que pretende investigar a quebradeira em Brasília de 8 de janeiro. A preocupação, quase pânico, no Palácio do Planalto, é que a CPI tem tudo para alcançar o ministro Flávio Dino (Justiça), chefe da Força Nacional de Segurança que, durante boa parte do tempo, só assistiu às cenas de vandalismo. Atualização feita para a coluna registra 38 assinaturas. São necessárias 27 para que a comissão seja instalada.

Turma da pizza

O PT tem cinco assinaturas. O governo conta com desistências no MDB, PSD e União, com senadores mais petistas do que os próprios petistas.

Acordão

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tenta vender a ideia de uma Comissão Permanente da Democracia para esvaziar a CPI.

Até papagaio fala

O senador Magno Malta (PL-ES) declarou apoio à CPI do Dino, mas nada de assinar o pedido de instalação da comissão.

Inimigos do agro

Entre as linhas de financiamento para o agronegócio que o novo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, suspendeu, estava o “Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar”.

Não tem futuro

Do Banco Central ao Ministério da Fazenda, a equipe econômica já especula sobre a vida útil de Fernando Haddad no governo. A “certeza” é que não chega a 2026, mas já há quem diga que ele não vira ano.

Gente atrasada

O Uber dá trabalho a 1,5 milhão em todo o Brasil, que gerou 2,1 milhões de empregos, em todos os setores, durante 2022. E a ignorância reinante no Ministério do Trabalho quer mais é que os aplicativos se explodam.

Força na CPI

A revelação de que o governador do DF, Ibaneis Rocha, fez 36 ligações para autoridades de segurança combaterem os atos ilegais em Brasília, nas 48h antes das invasões, fez a oposição reafirmar a CPI do Dino, para apurar possível responsabilidade e omissões no governo federal.

Grita geral

Com as nomeações travadas na Esplanada, a turma da boquinha está trabalhando há dias sem receber centavo. Lula mandou travar tudo até ver Rodrigo Pacheco (PSD-MG) reeleito presidente do Senado.

Índio quer progresso

A deputada indígena Silvia Waiãpi (PL-AP) disse ao Diário do Poder que defende o desenvolvimento dos indígenas no Brasil, para que deixem de viver como viviam em 1500, nos tempos do Descobrimento.

PSDomínio

Uma das comissões mais disputadas do Senado, a de Assuntos Econômicos, deve permanecer com o PSD. Na legislatura passada, foi comandada por Otto Alencar (PSD-BA).

Não pode

Após a quebradeira em Brasília, o governo estudou reforçar vidraças de palácios e prédios públicos. Travou no tombamento. Já que a blindagem muda a estrutura das janelas, só a do presidente tem proteção.

Pensando bem...

...CPI só é problema para culpados.

CLÁUDIO HUMBERTO

PODER, POLÍTICA E BASTIDORES


Nenhum comentário:

Postar um comentário