Campus da Uern, em Mossoró
O Conselho Universitário (CONSUNI) definiu a nova data da eleição para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN): dia 10 de maio.
A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (30), dois dias após o acordo firmado entre os candidatos sobre a proposta de cadastro de eleitores. O Consuni homologou o acordo e definiu a nova data, sem necessidade de realizar campanha, etapa que já foi cumprida antes de a Justiça ter suspendido a consulta acadêmica.
Como houve consenso entre os candidatos, inclusive com a participação do impetrante da ação que suspendeu o pleito, o professor doutor Paulinho Silva, acredita-se que a Justiça vai homologar a decisão do Consuni nos próximos dias.
O acordo entre os candidatos foi firmado na terça-feira (27), durante reunião da Comissão Eleitoral com a Reitoria e os candidatos a reitor(a) e vice-reitor(a) e suas coordenações de campanha.
De forma consensual, foi acatada a proposta apresentada pelo diretor de informatização da Uern, professor André Pedro, para o cadastro remanescente dos possíveis eleitores no pleito para os cargos máximos da administração universitária, suspenso por decisão judicial desde o dia 14 de abril.
A proposta foi elaborada de forma conjunta entre Uern e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - desenvolvedora do sistema SigEleição, e prevê que o usuário poderá efetuar sua confirmação de cadastro automaticamente utilizando um hash. O usuário deverá informar o login (os nove primeiros dígitos do CPF) e solicitar a recuperação de senha, que se dará por meio do e-mail.
Todos os usuários que não validaram seus dados cadastrais terão suas senhas habilitadas automaticamente utilizando uma tabela Hash (estrutura de armazenamento de dados altamente segura para armazenamento de senha); em seguida, serão enviadas, de forma automática, nos e-mails dos usuários que não validaram seus dados, informações referentes ao acesso ao Sistema SIGEleição. Seguindo as instruções recebidas no e-mail, o próprio usuário confirmará o pedido de alteração da senha e, na sequência, o usuário, no SIGEleição, define sua senha de acesso ao sistema.
“Essa proposta foi elaborada nos últimos 20 dias, a partir da decisão judicial que suspendeu o pleito e da análise técnica de todas as sugestões apresentadas pelos candidatos envolvidos na eleição. A UFRN concorda com a segurança dessa proposta, uma vez que o acesso se dará a partir do e-mail, que só quem deve ter a senha é o próprio usuário”, explicou André Pedro.
Três chapas disputam os cargos de reitor e vice-reitor da Uern: Adalberto Veronese/Maria José; Cicília Raquel/Chico Dantas e Paulino Silva/Kelânia Mesquita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário