Porto do Mangue foi descartado para instalação do porto de graneleiros
Perdemos o porto!!?
A construção de um segundo porto no estuário do rio Potengi, em Natal, voltou a ser cogitada com a apresentação de uma proposta do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), nesta segunda (15), durante reunião do governador Robinson Faria com a bancada federal, empresários e deputados estaduais, que debateu a inclusão de futuros projetos de infraestrutura do Rio Grande do Norte no “Plano de Investimento e Logística” do governo federal.
A proposta do Cerne é a construção de um porto intermodal, “a ser construído na área já degradada da margem esquerda do Potengi, atualmente ocupada por antigas salinas e viveiros de camarão desativados”. Não seria preciso desativar o atual porto – que seria reconfigurado para usos específicos e especializado em passageiros e cargas de alto valor agregado. “Na nova área de expansão, com 8,7 km², e bem mais acessível por terra e água, seria instalado um complexo portuário de importância continental, por se localizar em áreas protegidas e, ainda assim, capaz de comportar os grandes cargueiros atuais”, disse Prates.
Prates disse que trabalho realizado nos últimos dois anos pelo Cerne junto com especialistas da Holanda, Coréia do Sul e Espanha, indicam que o projeto de construção de um terminal graneleiro no município de Porto do Mangue (foto) é uma solução extremamente cara, em função da distância entre a costa e o terminal, que teria de ser construído numa área de fossa oceânica a pelo menos 15 a 18 quilômetros da costa.
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