sexta-feira, abril 24

Navio veleiro da Marinha será aberto à visitação no RN

Navio-veleiro Cisne Branco próximo à Ponte Newton Navarro, em Natal (foto: Marinha do Brasil)Navio-veleiro Cisne Branco próximo à Ponte Newton Navarro, em Natal (foto: Marinha do Brasil)
O navio veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, atracará no porto de Natal, sábado (25), às 9h, e ficará aberto à visitação pública de domingo (26) a terça-feira (28), das 14h e 17h. A entrada é gratuita. A missão da embarcação é representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima na sociedade civil e preservar as tradições navais.

O Cisne Branco zarpou do Rio de Janeiro, dia 16 do mês passado, para uma viagem de seis meses, na qual representará o Brasil no evento “Tall Ships Race 2015". Ao todo, visitará sete portos nacionais e nove portos estrangeiros: Itajaí (Brasil), Santos (Brasil), Salvador (Brasil), Natal (Brasil), Belém (Brasil), San Juan (EUA), Norfolk (EUA), Ponta Delgada (Portugal), Belfast (Irlanda do Norte), Aalesund (Noruega), Kristiansand (Noruega), Aabolrg (Dinamarca), Bordeaux (França), Las Palmas (Espanha), Recife (Brasil) e Vitória (Brasil).
A embarcação
A Marinha do Brasil incorporou seu novo navio veleiro, uma galera de três mastros, em 4 de fevereiro de 2000. Batizado Cisne Branco, foi construído em Amsterdã, Holanda, sob a supervisão da Marinha do Brasil. baseado nos projetos dos últimos "Clippers" do século XIX.
Com 76 metros de comprimento, 32 velas e 51 tripulantes, tem capacidade de embarcar até 31 tripulantes em treinamento. A concepção de construção e emprego de um navio de treinamento mudou consideravelmente, principalmente devido aos avanços de tecnologia e sofisticação nos navios de guerra.
O Cisne Branco foi construído baseado na ideia de que tivesse todos os sistemas de tecnologia avançada, realizando, porém, todas as manobras de convés e vela exatamente como ocorria no século XIX, mantendo assim as mais antigas tradições da marinharia.
Devido às características e limitações do local e peculiaridades do navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), a Marinha recomenda que sejam evitadas, na visitação, crianças com menos de cinco anos e pessoas com dificuldades de locomoção. (Com Assessoria de Comunicação Social do Comando do 3º Distrito Naval)

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário