sexta-feira, fevereiro 27

Prefeitura de Assu firma parceria para preservação ambiental


A Prefeitura de Assú e a Associação Norte-rio-grandense de Engenheiros Agrônomo (ANEA) firmaram parceria para desenvolver trabalho de preservação ambiental no município e região. O Projeto Vale Sustentável é patrocinado pelo Programa Petrobras Socio-Ambiental.
O termo foi assinado na manhã desta quinta-feira, 26, pelo prefeito Ivan Júnior e pelo coordenador do projeto, engenheiro Aurélio de Oliveira. “É uma iniciativa significativa, porque vai permitir que o projeto tenha o suporte necessário para desenvolver as suas ações em defesa do meio ambiente”, disse Oliveira. “A nossa gestão sabe da importância da preservação ambiental em nosso município e região. Somos parceiros do projeto para ampliar as ações no setor”, disse Ivan Júnior.
Três pontos estão inseridos no objetivo central do projeto: educação ambiental, recuperação de áreas degradadas e melhorias das condições sociais de assentados da reforma agrária. E duas áreas de assentamento fazem parte do projeto: Novos Pingos e Maurício Oliveira.
O projeto vai oferecer cursos para capacitar as comunidades para a convivência com o meio ambiente. Na opinião de Aurélio Oliveira, é importante conscientizar e preparar as pessoas para melhorar as condições ambientes. “Hoje vivemos uma grande crise ambiental e a natureza tem nos dito que chegou o limite. Veja a crise de água que vive São Paulo, os problemas que as grandes cidades enfrentam com as enchentes porque não preservaram o meio ambiente”, ressaltou.
Prioridade é recuperação de áreas degradadas
O projeto vai recuperar as áreas degradas repondo a cobertura florestal. “Já temos 65 mil mudas em dois viveiros no município de Assú. Temos 10 mil mudas nativas já prontas para ir a campo, aproveitando as primeiras chuvas ocorridas no ano”, disse Oliveira.
Segundo ele, as equipes estão em campo preparando o solo com abertura de covas, demarcação, adubação e plantio. “Vamos ter o apoio da Prefeitura, assegurado pelo prefeito Ivan, para fazer o transporte da palha de carnaúba para proteger a cobertura morta do plantio, uma vez que nesse momento as chuvas ainda são inconstantes.”
Ivan Júnior, ao final da solenidade, destacou o patrimônio ambiental de Assú e região. Disse que são áreas que servem para trilhas ecológicas, para o turismo rural, importantes para os municípios. “Temos essa consciência, por isso, nossa parcela de contribuição através desta parceria com o Projeto Vale Sustentável.”
O engenheiro afirmou que é importante levar as informações para as comunidades rurais, para que as pessoas tenham um outro olhar para a preservação ambiental. Ele destacou que os assentamentos rurais têm verdadeiros patrimônios. Na região do Vale do Açu, áreas de 600 hectares, como o assentamento Maurício Oliveira, na margem da lagoa do Piató, precisam ser preservadas. Daí, a importância do Vale Sustentável.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário