sexta-feira, janeiro 24

FORA DO GOVERNO

ENQUANTO ROSALBA E DILMA BATEM BOLA, TRE CHUTA A GOVERNADORA

TRE AFASTA GOVERNADORA E MANDA ASSEMBLEIA EMPOSSAR O VICE E ADVERSÁRIO
Rosalba, Dilma e demais figurões na inauguração do estádio Arena das DunasRosalba, Dilma e demais figurões na inauguração do estádio Arena das Dunas
A companheira de bola de Dilma Rousseff (PT), Rosalba Ciarlini (DEM), não está com a vida fácil. A governadora do Rio Grande do Norte foi afastada do cargo pelo Tribunal Regional Eleitoral do RN. De acordo com o Tribunal, Rosalba cometeu abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2012.  A governadora pode ficar inelegível por 8 anos.
Após decretar o afastamento da governadora, o TRE deu prazo de 24 horas para que a Assembleia Legislativa emposse o vice-governador Robinson Faria  (PSD), que é seu adversário político.
A perfuração de um poço no assentamento Terra Nova, em Mossoró, foi o que motivou o processo contra a governadora. Em sua decisão, ainda em primeira instância, o juiz eleitoral José Herval Sampaio apoiou sua decisão “pela ordem de feitura de um poço em comunidade pobre com fins nitidamente eleitoreiro e sem qualquer comprovação formal dos trâmites legais”.
O juiz José Herval Sampaio destacou que a perfuração do poço não estava programada. “Mas, tudo bem, o poço foi cavado, e a comunidade agora tem água de qualidade advinda daquela obra. Não! Na verdade, após o pleito e a suposta conclusão da perfuração, o poço foi ‘tampado’, e pelo menos, até 10 de agosto de 2013, não derramou sequer uma gota d’água em benefício daquele povo tão sofrido”, afirma no processo.
Além da condenação da governadora, também foram cassados os mandatos de Cláudia Regina (DEM) e Wellingtton Filho (PMDB), prefeita e vice-prefeito de Mossoró, respectivamente, e a inelegibilidade de ambos também por 8 anos. Os recursos apresentados pela defesa de Rosalba foram negados nesta quinta-feira (23), é a segunda vez que a governadora é cassada pela Justiça.
A defesa da governadora recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar mantê-la no cargo e anular a declaração de inelegibilidade por oito anos. “A defesa vai usar as medidas necessárias para ir ao TSE e tentar desconstituir a decisão”, afirmou o advogado Thiago Cortez Meira de Medeiros.
Fonte: Diário do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário