quarta-feira, agosto 12

ARTIGO - PREGUINHO - AUTOR DO PRIMEIRO GOL DA SELEÇÃO BRASILEIRA NUMA COPA DO MUNDO

 

João Coelho Neto, nasceu no dia 08/02/1905, no Rio de Janeiro, filho do Escritor Coelho Neto e da Professora de música Maria Gabriela Brandão Coelho Neto, mas conhecido por preguinho era sócio do Fluminense antes mesmo de nascer, ingressando nas equipes infantis do clube em 1916 com 11 anos.
Em 1930, ele entrou definitivamente como jogador de futebol para a galeria dos grandes ídolos do Brasil.

Além de ter sido o autor do primeiro gol do escrete Brasileiro em um mundial de futebol, Preguinho aínda entraria para a história do esporte por ter sido o artilheiro do Brasil na competição (com 3 gols), e primeiro Capitão em mundial.
Foi autor do primeiro gol da seleção brasileira numa copa do mundo, no jogo contra a Iugoslávia ( derrota do Brasil por 1-2): no jogo seguinte da competição ante a Bolívia, Preguinho marcou 2 gols dos 4 gols da vitória Brasileira (4-0).

Trouxe para o Fluminense 387 medalhas, 55 títulos nas 8 modalidades que praticava. Tais façanhas fizeram dele o mais festejado herói tricolor e, em 1952 o clube concedeu a ele o primeiro título de grande benemérito Atleta, o que muito o orgulhou.
Ele sempre se recusou a receber dinheiro do Clube, permanecendo como amador mesmo após a profissionalização do futebol. Faleceu em 01/10/1979, aos 74 anos e até o final de sua vida Preguinho participou ativamente na política interna do Fluminense Football Club, sendo figura muito importante, atuando como diretor de futebol e conselheiro.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário