quinta-feira, agosto 6

ARTIGO - LEÔNIDAS DA SILVA - O DIAMANTE NEGRO

Leônidas da Silva, nascido em São Cristóvão, bairro residencial e comercial do Rio de Janeiro, nasceu no dia 06/09/1913, filho de Manoel Nunes da Silva e Maria da Silva, também conhecido como homem borracha ou diamante negro, considerado um dos mais importantes atacantes do futebol brasileiro na primeira metade do século XX.
Ficou notabilizado por popularizar o lance identificado como bicicleta no futebol, embora não não tenha sido seu inventor: foi por muito tempo creditado erroneamente por historiadores e jornalistas esportivos Brasileiros, mas ele próprio admitiu antes de morrer que já se fazia o movimento, cuja primeira execução deu-se em 1914, pelo jogador espanhol naturalizado chileno Ramon Unzaga, e que aínda hoje é conhecido em países de língua espanhola como chilena.
Começou a jogar aínda muito novo pelo São Cristóvão, clube do seu bairro, profissionalizou-se pelo Bonsucesso e teve passagens de destaque pelo Vasco da Gama, Botafogo e Flamengo, nos três times conquistou títulos cariocas. Defendeu ainda São Paulo, onde seria campeão Paulista em cinco ocasiões.
Pela seleção brasileira de futebol, atuou nas copas de 1934,1938, tendo marcado nove gols na história do torneio. E um dos maiores artilheiros da história da Seleção Canarinho, com 37 gols em 37 partidas disputadas.
Após deixar os gramados em 1951, continuou no mundo do futebol, em princípio como técnico, depois como comentarista esportivo. No dia 24/01/2004, morreu aos 90 anos.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário