sexta-feira, agosto 7

ARTIGO - DERCY GONÇALVES - HUMORISTA E CANTORA

 

Dolores Gonçalves Costa, artisticamente conhecida como Dercy Gonçalves, nasceu em Santa Maria Madalena/RJ, no dia 23/07/1907, humorista e cantora, oriunda do teatro de revista, notória por suas entrevistas, bom humor e emprego constantes de palavras de baixo calão, foi uma das maiores expoentes do improviso do Brasil.
Dercy, vinha de uma família mestiça: a avó era negra africana e o avô português de Coimbra, uma outra avó era quase índia, originária de família pobre, sua mãe abandonou o lar e os sete filhos ao descobrir a infidelidade do marido.
Aos 17 anos fugiu de casa para Macaé, embaixo do vagão de um trem, pois queria se juntar a uma trupe de teatro mambembe que lá estava.
Abandonada pela mãe ainda pequena, foi criada pelo pai, alcoólatra, a menina que foi crescendo, teve que conviver com um pai bêbado em casa e sofreu muito com o abandono da mãe de quem nunca mais teve notícias. Fazendo teatro intinerante fez dupla com Eugênio Pascoal com quem se apresentou por cidades do interior de alguns estados sob o nome de " Os Pascolinos ".
Enquanto excursionaram pelo interior de Minas Gerais, contraiu tuberculose, tendo que se afastar de sua maior paixão o circo. Depois de curada, tendo largado o circo, teve um romance com o exportador de café mineiro, mesmo ele sendo casado, desse relacionamento de dois anos, nasceu sua única filha Maria Darcimar Gonçalves Senra.
Dercy se apaixonou por Eugênio Pascoal, que foi seu primeiro namorado, aos 23 anos no papel e 25 na vida real. Na noite que perdeu a virgindade, inocente na época, não sabia o que estava acontecendo e não entendeu porque estava sangrando. Após alguns anos convivendo junto com ele, por causa de ciúmes violentos por parte dele se separaram.
Dolores Gonçalves Costa, artisticamente conhecida como Dercy Gonçalves, nasceu em Santa Maria Madalena/RJ, no dia 23/07/1907, humorista e cantora, oriunda do teatro de revista, notória por suas entrevistas, bom humor e emprego constantes de palavras de baixo calão, foi uma das maiores expoentes do improviso do Brasil. Dercy, vinha de uma família mestiça: a avó era negra africana e o avô português de Coimbra, uma outra avó era quase índia, originária de família pobre, sua mãe abandonou o lar e os sete filhos ao descobrir a infidelidade do marido. Abandonada pela mãe ainda pequena, foi criada pelo pai, alcoólatra, a menina que foi crescendo, teve que conviver com um pai bêbado em casa e sofreu muito com o abandono da mãe de quem nunca mais teve notícias. Aos 17 anos fugiu de casa para Macaé, embaixo do vagão de um trem, pois queria se juntar a uma trupe de teatro mambembe que lá estava.Fazendo teatro itinerante fez dupla com Eugênio Pascoal com quem se apresentou por cidades do interior de alguns estados sob o nome de " Os Pascolinos". Dercy se apaixonou por Eugênio Pascoal, que foi seu primeiro namorado, aos 23 anos no papel e 25 na vida real. Na noite que perdeu a virgindade, inocente na época, não sabia o que estava acontecendo e não entendeu porque estava sangrando. Após alguns anos convivendo junto com ele, por causa de ciúmes violentos por parte dele se separaram. Enquanto excursionaram pelo interior de Minas Gerais, contraiu tuberculose, tendo que se afastar de sua maior paixão o circo. Depois de curada, tendo largado o circo, teve um romance com o exportador de café mineiro, mesmo ele sendo casado, desse relacionamento de dois anos, nasceu sua única filha Maria Darcimar Gonçalves Senra. Dercy Gonçalves, morreu no dia 19/07/2008 aos 101 anos de idade. Encontra-se sepultada em sua terra Natal Santa Maria Madalena - Rio de Janeiro.
Dercy Gonçalves, morreu no dia 19/07/2008 aos 101 anos de idade. Encontra-se sepultada em sua terra Natal Santa Maria Madalena - Rio de Janeiro.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário