segunda-feira, agosto 3

ARTIGO - CARLOS CACHAÇA - COMPOSITOR

Carlos Moreira de Castro, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 03/08/1902, se vivo fosse hoje estaria completando 118 anos de idade.
Seu pai funcionário da Estrada de Ferro do Brasil, morava no morro da mangueira, em uma casa que a companhia alugava para seus funcionários e onde Carlos Cachaça viria a nascer.
Cresceu participando de blocos e cordões acompanhando o surgimento das Escolas de Samba. Sua obra musical traduz o seu tempo, uma narrativa poética que viveu.
Sem fantasias, seus versos e melodias contam um pouco do que viu e sentiu.
Este mangueirense, apaixonado por Carnaval reuniu várias virtudes.
Ao contrário do que seu apelido sugere, Carlos Cachaça zelava pela diversão e pelo trabalho.
Quando jovem bebia,. mas não sofria alteração, o que lhe permitia uma total disciplina.
Trabalhou na Rede Ferroviária Federal, até se aposentar.
Ao lado de Cartola e Severino Gonçalves, pai de dona Neuza entre outros fundou o bloco dos arengueiros que deu origem a Estação Primeira da Mangueira.
Carlos Cachaça foi o primeiro compositor a inserir elementos históricos nos sambas de enredo, o que é uma norma até hoje, compôs seu primeiro samba " Ingratidão " em parceria com Cartola.
Carlos Cachaça foi pouco interpretado pelos cantores da era do rádio " Não quero mais amar ninguém " em parceria com Cartola e Zé de Zilda, foi gravado por Arací de Almeida e regravado por Paulinho da Viola.
Morreu aos 97anos no Rio de Janeiro, na casa da sua filha Inês de Castro.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário