terça-feira, agosto 11

ARTIGO - ALUIZIO ALVES - JORNALISTA, ADVOGADO E POLÍTICO

 

Aluizio Alves, nasceu em Angicos/RN, no dia 11/08/1921, filho de Manoel Alves Filho e Maria Fernandes Alves. Jornalista, Advogado e Político se vivo fosse hoje celebraria 99 anos de idade.
Com Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela faculdade de Direito de Maceió com especialização em serviço social, voltou-se as atividades jornalísticas após a graduação: primeiro como funcionário dos jornais A Razão e A República, ambos em Natal, tendo se dirigido em 1949 ao Rio de Janeiro onde foi redator chefe da Tribuna de Imprensa que pertencia a Carlos Lacerda.
Sua vocação política surgiu em consequência das suas atividades profissionais e a estreia se deu sob as bençãos de José Augusto Medeiros e Dinarte Mariz, líder mor da UDN potiguar e assim Aluizio Alves foi eleito Deputado Federal em 1945 e participou da Assembleia Nacional Constituinte que promulgaria a nova constituição em 18/09/1946,. reeleito em 1950, 1954 e 1958, chegou aos postos de Secretário Geral da UDN e vice líder da bancada.
Figura de proa na eleição de Dinarte Mariz para Governo do Estado em 1955, rompeu com seu aliado em face de um episódio onde o Governador recém eleito ignorou uma série de ações de Governo que foram reunidas por Aluizio Alves num extenso documento.

Irritado afastou-se politicamente de seu mentor e ingressou no PSD e foi eleito Governador em 1960, derrotando o Deputado Djalma Marinho para desgosto de Dinarte Mariz.
Em 1990 foi eleito para o sexto mandato de Deputado Federal, cargo do qual esteve licenciado durante o Governo Itamar Franco quando foi Ministro da Integração Regional entre 08/04/1994 e 01/01/1995, como Ministro da Integração Aluizio Alves retornou o Projeto de transposição do Rio São Francisco.
Veio então o revés em 07/02/1969, teve seu mandato cassado pelo AI-5, sob acusação de corrupção sendo indiciado em um processo que foi arquivado em fevereiro de 1973, mesmo sem poder atuar diretamente na política usou sua experiência e se manteve influente ao levar seus correligionários para o MDB em 1970 e ademais sua condição de empresário permitiu que mantivesse boas relações com os arenistas, a exceção de Dinarte Mariz.
Aluizio Alves faleceu em Natal no dia 06/05/2006 de isquemia cerebral.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário