domingo, outubro 13

ALTO DO RODRIGUES - ESCOLA FRANCISCO DE OLIVEIRA MELO REALIZA SARAU LITERÁRIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 
 

A secretaria de Educação, Esporte e Cultura do município, que tem à frente da pasta, a professora Irani Cunha, participou na última semana, junto com a supervisora e coodernadora da EJA, professora Socorro, membros da Diretoria do Francisco de Oliveira Melo, alunos e toda a comunidade escolar, do 1º Sarau Literário da EJA, que é resultante das ações propostas no projeto de leitura “Ler é essencial, escrever é fundamental” da Secretaria de Educação, cujo objetivo do Projeto, foi proporcionar aprendizagens, focado nas experiências de vida dos discentes, e aprofundamento de competências, e habilidades gramaticais e literárias.
Para essa finalidade, a obra poética do homenageado da noite, Bráulio Bessa, serviu como fonte de inspiração para a produção literária. Todas as recitações declamadas pelos alunos da EJA, foram de autoria do poeta e cordelista homenageado.
O projeto “Ler é essencial, escrever é fundamental” é anual, e a ideia é que outras ações ainda sejam desenvolvidas até o final do ano letivo. Na mesma oportunidade foi lançado o primeiro fascículo autobiográfico da EJA, ao todo foram 22 histórias de vida dos alunos. Material que ainda passará por edição, para oficialmente ser lançado, com uma noite de autógrafos.
Na abertura das apresentações, a aluna Vivian Gabriele do 7° ano, representou uma viajante e recitou o poema “recomece”. Willian Nilton, aluno do 7° ano representou Bráulio Bessa, e conta a sua Biografia. Judson do 5° período, recitou uma poesia intitulada “o nordeste”. E as alunas, Rickelly, Kennedy e Robson, recitaram poemas de suas próprias autorias, todos os trabalhos passaram pela supervisão da professora Ruberlândia.
Na sequência, teve a apresentação cultural, Xaxado, do aluno Luiz Gonzaga, do fundamental II e supervisionado pela professora Ysla. Os alunos Jardeson, Vitória e Kelly, do 5º período da EJA, declamaram o poema “A força do professor”. A “Poesia palmada da mãe” foi declamado pelas alunas Vitória, Andriely e Joseane. E a peça de Teatro Intitulada “ Mãe Nordestina”, teve na organização a professora de teatro, Thalita.
Ainda dentro da programação, a escola apresentou a declamação de um poema com a ex-aluna, Suzane, que é Cordelista e recitou o “Nordestino Lindo”. O Sarau literário ainda teve um concurso de desenho, que foi realizado com os alunos da EJA, observando os seguintes aspectos: Criatividade, Impacto Visual e Cor. O tema foi livre.
Enviado por Fran Seixas

Nenhum comentário:

Postar um comentário