quarta-feira, setembro 26

O MDB DE ASSÚ TEM RAÍZES PROFUNDAS COM GALHOS ROBUSTOS NA POLITICA ATUAL


Resultado de imagem para aluizio alves e olavo lacerda montenegro
Resultado de imagem para sebastião alves martins assu e elias moreira
Resultado de imagem para garibaldi walter alves sandara alves e carlos eduardo assu


Resultado de imagem para garibaldi e walter alves em assu
Resultado de imagem para garibaldi e walter alves em assu
Resultado de imagem para walter alves em assu
Resultado de imagem para arnóbio abreu  júnior e walter alves em assu
O Movimento Democrático Brasileiro - MDB - com esta determinação como sigla partidária posui historicamente um legado de frutos e galhos frondosos nascido em tronco robusto e resistente na politica da região varzeana. O MDB fez um doutrinamento partidário como sucedâneo do apogeu politico  do carismático lider angicano Aluízio Alves governador do estado com a famosa cruzada da esperança - onde o novo era representado pelo cigano Aluzio Alves e o velho por Dinarte Mariz que foi vencido em 1960. Com a chegada do bipartidarismo tendo se instalado no regime militar, com o congresso sobre controle da ditadura do golpe de 1964, apenas PDS e MDB faziam o sistemático exercicio de governo e opoição. Neste periodo o MDB de Assú era um forte ninho dos bacuraus denominação dado aos eleitores que defendiam a camisa ou bandeira verde (aluizista) tendo do outro lado o vermelho simbolizando o dinartismo (Dinarte Mariz).
Nestes tempos o Assu era dividido em dois grandes blocos políticos: o vermelho comandado por Dr. Edgard e aliados.
 E o verde que contava com a coragem altaneira de Olavo Lacerda Montenegro, João Batista seu irmão, Sebastião Alves Martins, Elias Moreira, Sebastião Pinheiro Borges, Ormando Machado, Coca Bezerra e outros de plumagem com a seiva da clorofila pulsando em suas veias
Foram muitas batalhas homéricas travadas entre o verde e o vermelho.
Ainda hoje o verde é forte em Assu, a prova é que tem no topo do poder uma figura vindo do bloco bacurau a vice prefeita Sandra Alves aliada ao vermelho que descende da outra facção oposta, estando hoje todos em trincheira de entendimento comum.
 Todavia, o tempo, une separa e une de novo.
 Nesta eleição de 2018, a grande rivalidade da politica local está entre o vermelho comandado pela clã Soares que herdaram de Edgar a supremacia, contra um dissidente do " Soarismo" Ivan Júnior vestindo uma camisa azul como diferencial.
 O Verde permanece, verde, o eleitor bacurau vai ter a oportunidade nesta nova era comandada pelo diretório municipal que tem a frente outros polivalentes  bacuraus: Helder, Sandra, Heliomar, Eurivan, Arnóbio Júnior e tantos outros, defendendo o espaço que sempre tiveram desde seus ancestrais:apoiando Carlos Eduardo governador, Garibaldi senador e Walter Alves deputado federal.
 Na verdade o eleitor da faixa etária dos 60 anos em diante muda de opção se quiser em 7 de outubro: Carlos Eduardo, Garibaldi e Walter são pilastras de sustentabilidade do processo politico tradicional iniciado lá atrás, por Aluízio, Agnelo Henrique e demais companheiros desta histórica jornada politica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário