quarta-feira, março 23

Ações marcam o Dia Mundial de Combate a
Tuberculose em Assú
IMG-20160316-WA0104
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, não é uma data comemorativa. É sim uma data para o engajamento mundial, nacional e local a fim de envolver entidades e a população na luta contra a doença.
O que é a tuberculose?
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada principalmente pelo Bacilo de Koch, cujos sintomas podem ser desde silenciosos, até sintomas simples que geralmente são ignorados pelo paciente, até os sintomas mais comuns, que são: tosse persistente por mais de quatro semanas, que de seca pode passar a secretiva com presença de pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa, geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento e fraqueza; podendo evoluir pra sintomas mais graves, se não tratado.
IMG-20160316-WA0100
A transmissão é direta, por meio de pequenas gotículas de saliva expelidas quando o doente fala, espirra ou tosse perto de outros indivíduos. O tratamento é realizado diariamente, através de quatro tipos de antibióticos, por um período mínimo de seis meses. Quase todos os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados.
Em Assú
Em Assú as ações vão desde as orientações preventivas à população por parte das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e setor de manejo da tuberculose; busca ativa de sintomáticos respiratórios; até o atendimento, diagnóstico e tratamento dos pacientes.
IMG-20160316-WA0101
Usuários com sintomas suspeitos devem procurar as Unidades de Saúde, para avaliação e exame diagnóstico, bem como realização do tratamento. No Centro Clínico, o atendimento aos usuários no setor de manejo da tuberculose acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras.
ASSECOM -SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário