Governo do Estado não tem data para antecipar parcela do décimo
O Governo do Estado não tem uma data definida para retomar o pagamento da parcela da antecipação do 13º salário aos servidores estaduais. A estimativa é que essa segunda parcela (que somada à primeira, liberada em julho, completa 40% da antecipação do benefício) seja paga até o dia 20 de dezembro, limite legal para que governos e empresas quitem o décimo.
A informação foi repassada pelo secretário de Comunicação do Estado, Paulo Araújo. Segundo ele, a reprogramação da antecipação – cujo pagamento estava anteriormente previsto para a segunda-feira, 18 – já é uma das medidas de adequação adotadas pelo Governo para diminuir gastos no orçamento – apenas nas contas do Executivo o valor estimado é de R$ 293.199. 509,00.
Paulo Araújo informou também que ainda não há nova data definida para a reunião da governadora Rosalba Ciarlini com seus auxiliares para definir quais áreas sofrerão os cortes anunciados no orçamento. O encontro estava previsto para a tarde de ontem, mas foi modificado para que a governadora – que esteve em Recife no domingo para o velório de Eduardo Campos - conclua a análise das projeções e planilhas apresentadas pela Secretaria de Planejamento e Finanças do Estado (Seplan), que apontam uma frustração de receita de R$ 2,35 bilhões até o final do ano.O secretário de Comunicação disse ainda que a equipe técnica do Governo está trabalhando na definição das áreas que passarão por ajustes, de modo a assegurar a prestação dos serviços essenciais à população. No primeiro semestre, a diferença entre o que era previsto no orçamento de 2014 e o que foi recolhido aos cofres públicos soma R$ 1,1 bilhão. A frustração de receitas já vem sendo alegada pelo Planejamento para justificar o atraso no pagamento de salários e a dificuldade em cumprir decisões judiciais e implantar acordos firmados com categorias em greve. Um deles, a implantação do reajuste do subsídio para policiais e bombeiros, tem prazo para o próximo mês.
Adriano Abreu
Com reprogramação, comércio só terá incremento em dezembro
Com reprogramação, comércio só terá incremento em dezembroA informação foi repassada pelo secretário de Comunicação do Estado, Paulo Araújo. Segundo ele, a reprogramação da antecipação – cujo pagamento estava anteriormente previsto para a segunda-feira, 18 – já é uma das medidas de adequação adotadas pelo Governo para diminuir gastos no orçamento – apenas nas contas do Executivo o valor estimado é de R$ 293.199. 509,00.
Paulo Araújo informou também que ainda não há nova data definida para a reunião da governadora Rosalba Ciarlini com seus auxiliares para definir quais áreas sofrerão os cortes anunciados no orçamento. O encontro estava previsto para a tarde de ontem, mas foi modificado para que a governadora – que esteve em Recife no domingo para o velório de Eduardo Campos - conclua a análise das projeções e planilhas apresentadas pela Secretaria de Planejamento e Finanças do Estado (Seplan), que apontam uma frustração de receita de R$ 2,35 bilhões até o final do ano.O secretário de Comunicação disse ainda que a equipe técnica do Governo está trabalhando na definição das áreas que passarão por ajustes, de modo a assegurar a prestação dos serviços essenciais à população. No primeiro semestre, a diferença entre o que era previsto no orçamento de 2014 e o que foi recolhido aos cofres públicos soma R$ 1,1 bilhão. A frustração de receitas já vem sendo alegada pelo Planejamento para justificar o atraso no pagamento de salários e a dificuldade em cumprir decisões judiciais e implantar acordos firmados com categorias em greve. Um deles, a implantação do reajuste do subsídio para policiais e bombeiros, tem prazo para o próximo mês.
A folha de pagamento de julho já teve mais um adiamento. O pagamento de 9.377 servidores ativos e inativos (9% da folha de pessoal) que recebem acima de R$ 2 mil líquidos e era previsto para o dia 8 de agosto, foi depositado apenas no dia 11. De setembro de 2013 até junho deste ano, o Executivo dividiu a folha e pagava, no último dia do mês, os salários de servidores lotados nos serviços essenciais, além de salários até R$ 5 mil líquidos. Acima de R$ 5 mil era pago no dia 10 do mês seguinte. A redução deste teto para até R$ 2 mil ampliou em mais de 6 mil o número de servidores que receberam os vencimentos fora do mês.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário