domingo, janeiro 12

Queda do volume de água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves afeta Campo Grande

Baixo volume de água da barragem de Assú afeta o abastecimento em várias cidadesBaixo volume de água da barragem de Assú afeta o abastecimento em várias cidades
CAMPO GRANDE - Os riscos de um colapso no sistema de abastecimento de água da cidade continuam sendo uma das maiores preocupações para o prefeito Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo, "Bibi de Nenca" (PMDB), neste início de ano. 
A paralisação do fornecimento do líquido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), entre o dia 31 de dezembro passado e os primeiros dias do mês em curso, soou como um sinal de alerta para o gestor.
Desde então, o prefeito "Bibi de Nenca" tem buscado junto à Caern uma solução para esse incômodo problema que afeta diretamente a população. Em contato com a gerência regional do órgão, o governante obteve explicações nada animadoras para o período.
Segundo o gerente regional da Caern, Neilton Barreto, o problema do abastecimento nesta cidade é decorrente do nível cada vez mais baixo do volume de água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, reservatório de onde é captada a água que é distribuída por meio da Adutora Deputado Arnóbio Abreu para as cidades de Triunfo Potiguar, Paraú, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu e a comunidade de Serra de João do Vale.
Segundo informações da Caern, todas essas cidades e comunidades ao longo do trecho da adutora também estão enfrentando o mesmo problema, pois como a barragem está secando muito rápido devido à seca dos dois últimos anos, está se tornando cada vez mais difícil fazer a captação de água.

Caern faz ajustes para evitar desabastecimento
O quadro de dificuldades na captação de água tem levado a Caern a fazer o deslocamento das motobombas que puxam a água para locais com maior profundidade, para que se tenha um líquido de melhor qualidade, o que está se tornando uma tarefa complicada haja vista o baixo nível de água em que se encontra a barragem de Assú.
No caso de Campo Grande, a Caern vem se esforçando para assegurar o abastecimento de água no município, mas o próprio Nehilton Barreto adiantou que mesmo o sistema tendo sido restabelecido, há a possibilidade de haver racionamento do líquido até que as chuvas garantam a elevação do nível da água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
O prefeito "Bibi de Nenca" também deposita esperanças num bom inverno na região, para assegurar a normalidade do abastecimento e amenizar os prejuízos no campo, em decorrência do prolongado período de estiagem. 
Mas para evitar mais sofrimento para as famílias que moram nas localidades que mais necessitam de água, ele disponibilizou um carro-pipa da prefeitura para fazer o abastecimento nas áreas mais críticas.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário