domingo, junho 10

Uma aliança, dois acordos e muitas divergências

A polêmica em torno da composição dos partidos que apoiam a pré-candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) para a disputa proporcional expôs versões distintas e contraditórias sobre os acordos firmados pelo pré-candidato com os partidos que declararam apoio ao seu projeto político. Segundo as informações dos líderes do PSB e PCdoB, Carlos Eduardo firmou acordos diferentes com as duas siglas. O problema é que o cumprimento de um dos compromissos significa a quebra do outro. O impasse tem gerado polêmica entre os aliados do ex-prefeito.

De acordo com a presidente estadual do PSB, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), ficou acordado com Carlos Eduardo, durante as conversas para o apoio ao ex-prefeito, que haveria a repetição do chapão da majoritária na disputa para vereador. Já o vereador George Câmara (PCdoB) afirmou que, nas conversas com o PCdoB, o pré-candidato do PDT prometeu que a aliança proporcional seria restrita a pedetistas e comunistas, para que os dois partidos possam trabalhar pela ampliação dos espaços que possuem na Casa.

Ao Diário de Natal, Carlos Eduardo disse que o fechamento da aliança majoritária também na proporcional com o PSB ocorreu no momento que antecedeu a votação da sua prestação de contas referente ao exercício financeiro do ano de 2008 na Câmara. Mas, ressaltou que a posição será revista. "A composição proporcional ainda está indefinida. Só tomaremos uma decisão em relação a isso na semana que vem. Houve um fato novo que foi a dissidência de dois vereadores do PSB. Tudo será revisto e analisado na quarta ou quinta-feira da próxima semana", declarou o ex-prefeito.

A decisão de Carlos Eduardo em relação às alianças proporcionais deverá provocar perdas na sua coligação. Wilma de Faria considera a disputa para a Câmara o ponto chave da aliança com o ex-prefeito. O descumprimento do acordo com os pessebistas, caso ocorra, deverá provocar o desligamento dos socialistas da aliança. A líder pessebista disse que, para ela, o acordo está fechado.Afirmou que conversará pessoalmente com Carlos Eduardo sobre o assunto. A ex-governadora frisou que permanece o entendimento firmado antes do anúncio de apoio.

Enquanto isso, o PCdoB já conversa com o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), que é pré-candidato a prefeito, para uma possível aliança. George disse que, caso Carlos Eduardo não cumpra o compromisso assumido com os comunistas, o partido se sente livre para tomar qualquer decisão. "O PCdoB, quando tem um projeto, cumpre com o que diz. Carlos Eduardo assumiu o compromisso de formar uma aliança entre PDT e PCdoB na proporcional. Se o PDT não cumprir com o que prometeu, vamos conversar", declarou.

Câmara disse que, além da polêmica envolvendo a aliança proporcional, o PCdoB também cogita a hipótese de Carlos Eduardo ter a candidatura impugnada, pelo fato de sua prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2008 ter sido rejeitada pela Câmara Municipal de Natal (CMN). "Nós conversamos com PT, PSB e PDT. Continuamos conversando. Trabalhamos com vários cenários. Agora, o PCdoB não entrará numa aliança para sepultar o projeto de contribuir pela qualificação da Câmara", enfatizou.
 
Fonte: Visão Politica - Allan Darlyson

Nenhum comentário:

Postar um comentário