Refletindo hoje umas passagens da minha infãncia, cheguei a conclusão de que aprendi muito com minha avó, Maria Januária, mãe de papai.
Era uma cabloca morena de estatura mediana, rezadeira por devoção e operária por instinto, seu lema era dormir cedo e acordar muitos antes do sol raiar.
Vovó me ensinou as primeiras noções de sinceridade, amor ao próximo e a temência a tudo que a natureza podia provocar.
Com ela aprendi alguns termos interessantes, entre eles, um que nunca me saiu da cabeça: Fulano só quer ser as pregas de Kelé. Isso significava que o individuo exibido, amostrado, cheio de firulas, lorotas e vantagens, era por ela rotulado dessa maneira. Era o tipo da pessoa que desejava ser mais do que podia, ter mais do que merecia, um intruso de meia tigela.
Aprendi o maior paradoxo da minha existência, ouvindo vovó dizer que tinha mais raiva de velhaco do que de ladrão, refutei sua opinião e fui imediatamente convencido: Ora meu filho o ladrão carrega o que temos sem agente vê, as escondidas, na calada da noite, o velhaco eu entrego com minhas mãos e nunca mais vejo o retorno do que vendi ou emprestei.
Com ela comecei a ter as primeiras noções de história, certa vez perguntei, quando a senhora nasceu vovó? No dia da proclamação da república, anos mais tardc, vim compreender que a data do seu aniversário era em 15 de novembro, e na verdade ela veio ao mundo em1889, vindo a falecer em 4 de junho de 1975.
Na data de seu sepultamento nasceu Vancleide, minha sobrinha e sua bisneta.
Na data de seu sepultamento nasceu Vancleide, minha sobrinha e sua bisneta.
Certa vez fui empurrado por ela, estava de joelhos rezando diante do seu oratório, cheguei atrapalhando sua oração, ela bruscamente respondeu sai daí diabo, papai reclamou, mamãe isso não é coisa que diga com o menino, não se fez de rogada, o diabo é o capeta e não ele, que é um inocente sem saber o que faz.
Outro dia vi vóvó rezando pra o anjo da guarda de um inimigo de papai, fiquei um tanto intrigado com aquilo, reclamei dela, mais uma vez fui convencido: Estou rezando pra abrandar a ira dele, inimigo que não tem forças pra nos ofender é apenas um besta... Depos conto mais, vovó era um poço de sabedoria sem nunca ter ido a escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário