terça-feira, junho 10

A ESCRITORA QUE DESMASCAROU O APARTHEID


Nadine Gordimer nasceu em Springs, África do Sul e tornou-se uma das mais influentes vozes literárias contra a segregação racial. Seu olhar crítico e compromisso com a verdade renderam-lhe o Prêmio Nobel de Literatura em 1991, consagrando-a como cronista da consciência sul-africana. Escreveu até seus últimos dias, unindo literatura e ativismo com coragem inabalável.

Em " The Lyng Days", seu romance de estreia, revela a jornada de uma jovem branca que desperta para as injustiças do apartheid. Já em "The Conservationist", premiado com o Booker Prize, constrói uma poderosa metáfora da decadência do privilégio branco diante da resistência negra. Suas obras mergulham no psicológico, político e social com uma elegância brutal.

" No Time Like The Present" reflete o desencanto e os desafios do pós-apartheid, expondo as contradições da liberdade conquistada. Nadine fez da escrita a arma contra o silêncio, foi censurada, perseguida e mesmo assim nunca recuou. Seu legado ecoa como um grito eterno por igualdade e verdade.

FACEBOOK

CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário