Por Silvino Júnior
Passados os primeiros 100 dias dos atuais prefeitos nos municípios do Vale do Açu, o cenário político aponta para uma oposição dispersa, que até aqui, não conseguiu apresentar nomes de peso ou questões que ameacem a governabilidade dos gestores da região.
Em Assú, o ex-prefeito Ivan Júnior segue tentando manter vivo o grupo oposicionista que esteve à frente do executivo pela última vez em 2016. Apesar dos esforços, ainda não conseguiu retomar o protagonismo político.
Ipanguaçu vive um silêncio da oposição. Nenhum ex-prefeito assumiu publicamente um papel de liderança contra o atual governo. Curiosamente, três nomes da própria base aliada do prefeito Jefferson são os mais comentados como eventuais figuras oposicionistas a médio prazo.
Em Carnaubais, a ex-prefeita Marineide Diniz, o ex-prefeito Thiago Meira e Dinarte Diniz, que já desempenharam papéis centrais na política local, mantêm-se distantes do debate público. O mesmo acontece em Alto do Rodrigues, onde os ex-prefeitos Nixon Baracho e Abelardo Rodrigues não têm feito movimentações visíveis.
Em Pendências, os nomes mais conhecidos da oposição, o ex-prefeito Ivan Padilha e a ex-candidata Preta, ainda não conseguiram protagonizar o debate. Em São Rafael, Reno Marinho, que deixou a prefeitura recentemente, está em condição semelhante.
No município de Itajá, os irmãos Guimarães, Preguinho, Licélio e Lutécio, também seguem sem se posicionar ativamente no campo da oposição. Em Porto do Mangue, o ex-candidato Júnior Bola e o ex-prefeito Sael Melo estão ausentes das discussões políticas locais.
Não quero desmerecer o papel da oposição. É necessário que haja o contraponto. Contudo, diante do panorama atual, é visível que, até o momento, não surgiu uma liderança capaz de articular um projeto oposicionista sólido em nenhuma cidade do Vale do Açu, com discurso coeso e capacidade de mobilização. Os governistas largam na frente, com estrutura, visibilidade e força política. A oposição em todo o Vale do Açu está fragilizada e sem um rumo definido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário