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Pesquisa feita pela Nexus indica que, nos 2 últimos anos, 47% dos brasileiros deixaram de comprar produtos ou serviços de empresas que se envolveram em episódios de desrespeito ou discriminação –como racismo, homofobia e desrespeito com funcionários. Ao se acrescentar os boicotes ocasionados por questões relacionadas à compliance ou a posicionamentos políticos, esse percentual sobe para 59%.
“Significa dizer que 6 em cada 10 consumidores já retaliaram marcas, deixando de consumir produtos ou serviços, por conta de erros cometidos por executivos ou mesmo pelas próprias empresas. Pode ter sido uma declaração infeliz ou um post equivocado nas redes sociais”, disse Marcelo Tokarski, CEO da Nexus. “Isso mostra o quanto a reputação de marcas e empresas precisa ser cuidada todos os dias, com planejamento e coerência. Caso contrário, o impacto no caixa da organização pode ser brutal”, declarou.
A Nexus entrevistou, de forma presencial, 2.006 brasileiros com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação, de 23 a 30 de setembro de 2024. A margem de erro é de 2,0 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
Em 2º lugar no ranking estão acusações de corrupção e fraude (42%). Na sequência está o impacto ambiental negativo (32%).
Conforme o levantamento, os mais ricos (entrevistados com renda acima de 10 salários mínimos) são mais frequentemente adeptos do boicote. Nesse público, 82% já deixaram de consumir algum produto ou serviço em pelo menos uma das situações analisadas.
Outro grupo em que esse comportamento é mais recorrente são as pessoas que se autodeclararam LGBTQIAPN+: 71% já boicotaram uma marca por algum dos motivos apresentados.
REDES SOCIAIS
Conforme o estudo, 19% dos brasileiros, além de deixar de consumir algum produto ou serviço, usaram a internet para falar mal de uma empresa ou marca.
Outros 6% dos entrevistados disseram ter sido hostis nas redes sociais ou sites, mas não mudaram seus hábitos de compras. Já 36% não são nem boicotadores nem fizeram qualquer crítica on-line.
A pesquisa mostra que as chances de boicotar uma marca aumentam se o consumidor vê críticas sobre ela nas redes sociais: 66% dos brasileiros já foram expostos com alguma frequência a postagens ou comentários estimulando boicote a produtos ou serviços.
Nesse grupo, 70% deixaram de comprar um produto ou serviço por pelo menos 1 dos 10 motivos testados pela Nexus. O percentual cai para 50% entre os que disseram não ver esse tipo de publicação.
Poder 360
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