sábado, agosto 10

Causos políticos – Valdeci e o cheirinho de vitória


 

Ex-prefeito Valdeci Medeiros de Moura, de saudosa lembrança. Construiu os alicerces de Carnaubais.

No folclore político carnaubaense existem muito fatos engraçados que muitos sabem, mas poucos lembram.

Para reavivar a memória abrimos o baú e contar esse fato ocorrido em 1988.

A cena foi protagonizada por Inácio Lacerda, uma velha raposa política que lutava pra elegeu seu filho Aluízio prefeito de Carnaubais.

Campanha difícil, com 4 candidatos, Nelson Gregório sendo favoritíssimo para vencer a disputa,  Inácio viu a coisa feia e juntou seus filhos – Aluízio, Mimi e Bobóia – para traçar um plano estratégico e assim evitar a derrota, ou pelo menos, amenizá-la. 

Convocaram então os aliados que na época eram os Cavalcantes, liderados por Luizinho do PT, Gutemberg, Lulu Carneiro, Batistinha Pereira, Carlos Augusto e foram a casa de Valdeci Medeiros propor um pacto de acordo para formação de uma aliança, comigo Aluízio prefeito e Valdeci Vice.

Desgastado politicamente, Valdeci recebeu o grupo, tendo como testemunhas Rui de Elizeu e sua  esposa Edna (candidata a vice) que fazia a coordenação politica do ex-prefeito.

Quando Inácio expôs que seu compadre aceitasse ser vice prefeito com Aluízio na cabeça de chapa, Edna se antecipou e disse: - seu Valdeci as pesquisas indicam que o senhor tem 70% dos votos de Carnaubais. 

Pavio curto, Inácio ao ouvir este disparate chamou Valdeci pra um canto de parede e sugeriu: - vamos nos unir que temos chance de vencer, separados perderemos vergonhosamente.

Valdeci de forma iludida respondeu, - compadre não se abre mão duma eleição ganha, eu estou sentindo o cheirinho da vitória.

Inácio Lacerda foi sindicalista rural e influente político nas pomposas décadas de 70 e 80. Faleceu em 1999.

O velho Inácio, com estilo explosivo, não se e controlou e em voz alta respondeu: - tá bom compadre, fique com o cheiro da sua vitória que eu vou embora sentindo a catinga da bosta...

Isto, logicamente, causou um silêncio sepulcral na roda de conversa.

Encabulado, tirando o chapéu da cabeça, passou por todos que estavam sentado a mesa grande da sala de Valdeci, ainda retrucou: - vocês bando de bestas vão ficar ai ouvindo besteira?

Assim cada um cabisbaixo se despediu e saiu sabendo que a chance de união foi de água abaixo.

NÃO DEU OUTRA

Nelson Gregório e seu vice Buluta  tiveram mais votos do que todos os candidatos adversários juntos.

Pela oposição, concorreram três chapas: Berg Barreto e Ze Domingos, pelo PMDB, o ex-prefeito Valdeci e Edna, pelo PL e Aluízio Lacerda e Gutemberg Carneiro, numa coligação entre PDT e PT.

EM TEMPO

Valdeci Medeiros de Moura havia sido eleito em 1976 como o 4º mandatário constitucional de Carnaubais pelo MDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário