A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é a responsável por garantir a qualidade e segurança de diversos produtos e serviços do dia a dia. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a série de proibições do órgão envolvendo 9 tipos de cafés devido à contaminação com fragmentos de vidro e risco fatal aos consumidores. A seguir, confira mais detalhes.
O café faz parte do dia a dia da maioria das pessoas, sendo bastante popular em todo o mundo. Os amantes da bebida não passam um dia sem a ingerir, chegando a ser considerado um vício para muitos. No entanto, algumas marcas precisaram ser retiradas às pressas dos mercados devido a riscos a saúde.
Justamente devido à popularidade da bebida, que é muito consumida, a Anvisa tem um cuidado muito grande e realiza uma minuciosa fiscalização do processo de preparo do café. Assim como em outros alimentos, realizam-se testes para comprovar a segurança, para só então, chegar nas casas dos consumidores.
Conforme a Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi no dia 12 de dezembro de 2023, que a Anvisa decretou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda, uso e, determinou o recolhimento de todos os lotes dos produtos listados abaixo da empresa Café Blends Do Brasil:
Kit Café Sensorial – Manhã + Tarde + Noite;
Café Berry White Decaf Em Grãos;
Café Orange California Em Grãos;
Café Lime Kush Grãos;
Café Berry Night Decaf Moído;
Café Sunset Califórnia Moído;
Café Orange California Moído;
Café Morning Kush Moído.
A proibição se deu pela fabricação, propaganda e comercialização de cafés com ingredientes não autorizados em alimentos, como o mulungu e terpenos, além daqueles não permitidos na categoria do produto, como camu-camu, maca peruana, ginseng brasileiro e cogumelo do sol, que poderiam trazer riscos à saúde.
Com informações da TV Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário