sábado, abril 20

A SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA


TEMA DA MINHA PALESTRA

A IMPORTÂNCIA DO LIVRO E DA LITERATURA

"Vou ser breve como breve é o tempo das flores" Fiquei honrada com o convite para proferir a vocês essa breve palestra, sobre a importância do livro e da sua leitura. E, ficarei muito feliz se as minhas palavras servirem de exemplo e estímulo aos jovens estudantes da minha querida terra o Ceará Mirim, chão que abriga os meus entes queridos pai e mãe, as raízes da vida. Aqui aprendi as primeiras lições no Colégio Santa Águeda que se perpetuam ao longo da minha vida. Tenho a literatura como base na minha profissão como advogada que sou, onde digo que escrevia a letra fria da lei, hoje como escritora e poeta derramo sentimentos leves e quentes, nas minhas escritas.
Quero dizer sobre a grande importância da literatura no sucesso da minha vida. As boas leituras que fiz me serviram como exemplo, seja no estilo seja na escrita propriamente dita, seja na gramática pátria que aprendi. A memória guarda lições. Atualmente no mundo da informática os jovens são seduzidos a leitura digital e aos poucos abandonado o livro físico. Uma polêmica. Digo que o livro físico promove uma maior integração entre a leitura e o autor entre os sentimentos e a compreensão, a retenção das informações e uma interação mais profunda com o texto. Por outro lado, a leitura digital pode ser mais eficiente em termos de busca mais rápida, informação mais precisa de uma pesquisa. Mas, vamos ficar longe dessa discussão. Qual o melhor o livro físico ou digital? Para nós O importante é estimular os jovens a leitura e a literatura. Da minha experiência posso dizer e recomendar citando apenas alguns nomes dos nossos grandes escritores, como Machado de Assis, o primeiro Presidente da Academia Brasileira de Letras, reconhecido mundialmente, traduzido em diversos idiomas. Ler a obra Dom Casmurro uma obrigação para quem deseja conhecer a literatura nacional. ; Graciano Ramos, prosador mais importante do modernismo brasileiro com a consagrada obra " Vidas Secas"; Cecília Meirelles, a voz feminina na literatura em sua época, autora de poemas, livros infantis, romances e textos jornalisticos; Carlos Drummond de Andrade, consagrado pela poesia como a maior influência nesse gênero literário no Brasil; por fim Mário Quintana, gaúcho, poeta, jornalista, tradutor, uma linguagem simples tido como um dos maiores poetas do século XX. Assim, deixo aqui a minha mensagem e o conselho aos jovens estudantes da minha querida Ceará Mirim, é na leitura e na literatura o caminho para o sucesso. Obrigada .

Minha amiga Elô nós sempre acreditamos que somos esse plantio Divino. De espinhos poder-se-ão colher flores; de sementes semi mortas frutos saborosos e de folhas secas ramos Verdejantes.

Apresento aos meus amigos amantes da boa literatura a contextualidade artísticas que nos apresenta a escritora e poetisa Eloísa Brandão Varela.

Chico Torquato

Nenhum comentário:

Postar um comentário