terça-feira, fevereiro 20

DEBAIXO DO TAMARINDO


 DEBAIXO DO TAMARINDO

" Trago dentro do meu coração, como num cofre que se não pode fechar de cheio, todos os lugares onde estive, todos os portos a que cheguei, todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias, ou tombadilhos, sonhado, e tudo isso, que é tanto é pouco para o que quero" Fernando Pessoa.
Na ambição desenfreada de angariar conhecimentos, eu e minha esposa aproveitarmos os feriados momescos e fomos até Sapé/PB, conhecer a história do patrono da cadeira n° 1 da Academia Paraibana de Letras, o poeta Augusto dos Anjos, sendo ocupada atualmente pelo jornalista, poeta e escritor José Neumanne Pinto.
Lá conheci o tamarindo das obras de Augusto dos Anjos, a árvore fica na zona rural da cidade de Sapé, onde o poeta nasceu, cujas sombras descansava e escrevia poesias.
Imagine-se descansando a sombra de uma árvore desse porte, tipo um pé de tamarindo, foi nessa tranquilidade que lembrei-me de nossa querida Carnaubais-RN, onde seu primeiro habitante Antônio Pereira de Albuquerque, entre os Verdejantes Palmeirais, também plantou e cultivou um pé de tamarindo.
Cuja árvore bicentenária está localizada ao lado do museu Zulmira Bezerra de Siqueira.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário